A construção do novo acesso a Blumenau pela região Norte, o chamado prolongamento da Via Expressa, está entre as prioridades de Santa Catarina para 2023, incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Na seção dedicada à Mobilidade Urbana, a obra em Blumenau é a única especificada como prioridade no próximo ano. O texto foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (26).

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

Com obras autorizadas desde as eleições de 2014, a Via Expressa de Blumenau enfrenta uma série de percalços para sair do papel. Falta de licenças, divergências nas contas, investigação do Ministério Público, ausência de projetos e de licitação para 15 viadutos. Por tudo isso, as máquinas ainda não podem passar do terceiro quilômetro — até a Vila Itoupava, são 15,6 quilômetros.

A inclusão como prioridade na LDO abre oportunidade para que, no fim do ano, o governo preveja mais recursos para o acesso a Blumenau no orçamento propriamente dito. Na semana passada, a coluna já havia destacado um outro bom sinal para as obras: o lançamento da licitação para contratar a empresa que supervisionará os outros 12 quilômetros de obras.

São passos importantes para evitar que a construção da nova rodovia seja interrompida de novo em 2023. O primeiro trecho, sem os viadutos sobre a BR-470 e sobre a Rua Guilherme Scharf, tem conclusão prevista para o fim deste ano.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Ordem do MEC para estudar federalização da Furb, em Blumenau, sai no Diário Oficial

Hotel de Blumenau renegocia dívida com a prefeitura e evita leilão

Pesquisa em SC revela um eleitor politizado; democracia forte ou bolhas?

Vice-prefeita de Blumenau no palanque de Amin sinaliza acordo interno