nsc
nsc

DEMANDA LOCAL

Número de pacientes de Blumenau em UTIs Covid cresce 44% em março; hospitais abrem “leitos de guerra”

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
12/03/2021 - 09h01
Prefeitura informou que hospitais abriram quatro "leitos de guerra"
Prefeitura informou que hospitais abriram quatro "leitos de guerra" (Foto: Patrick Rodrigues)

O número de blumenauenses internados em UTIs com Covid-19 cresceu 44% neste mês de março. Na quinta-feira (11), eram 56 moradores da cidade em tratamento intensivo nos hospitais, contra 39 no dia 28 de fevereiro. Somados aos 14 pacientes de outros municípios, são 70 leitos ocupados nos hospitais de Blumenau. Quatro deles classificados como “de guerra” pela prefeitura.

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A situação só não é mais grave porque diminuiu o número de transferências de outras regiões para as instituições de saúde do município. No fim de fevereiro, havia 23 pacientes de outras cidades nos hospitais de Blumenau, que correspondiam a 37% dos internados — maior proporção da pandemia. Agora, os 14 em tratamento representam 20% do total.

No boletim oficial do município, a ocupação dos 66 leitos regulares de UTI chegou a 100%. Como a coluna mostrou em fevereiro, a prefeitura mudou a maneira como conta as vagas para tratamento intensivo em hospitais. Os 24 “leitos de guerra”, que são espaços em emergências e leitos de enfermaria adaptados para receber pacientes graves, deixaram de ser computados como leitos ativos. Até então, a administração municipal sustentava haver 94 leitos prontos para atender doentes de Covid-19.

Hospitais da cidade têm afirmado que operam acima da capacidade instalada e já não podem abrir leitos novos de UTI. Médicos e enfermeiros pediram demissão, desde o ano passado, e as instituições apontam dificuldades para encontrar profissionais no mercado.

Média de casos estável

A média móvel de casos (considerando os últimos sete dias) de coronavírus em Blumenau estabilizou em torno de 250 por dia desde o fim de fevereiro. Já são 349 cidadãos blumenauenses mortos pela doença desde o início da pandemia.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas