O piso da Rua XV de Novembro, em Blumenau, está passando por um teste. Neste fim de semana, uma empresa repintou nos pavers formas há muito desgastadas para verificar se a tinta suportará a passagem constante de veículos. O objetivo é saber se vale a pena recuperar os desenhos de prédios históricos rebatidos nas calçadas e na pista de veículos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Desde a reurbanização da Rua XV, há cerca de 20 anos, as casas tombadas têm as fachadas reproduzidas no chão. Em esquinas como a da Floriano Peixoto, onde agora o ocorre o teste, havia quadrados concêntricos no piso. Mas a ação do tempo e dos pneus apagou as formas.
O teste está sendo bancado por uma empresa que doou o material à prefeitura. Serão necessários cerca de dois meses para analisar se a tinta funciona. A partir daí, a prefeitura trabalha com dias hipóteses para contratar uma reforma da Rua XV e transversais. Se a tinta aguentar, a pintura será suficiente. Do contrário, os pavers podem ser todos trocados.
Mas para a obra sair do papel ainda falta conseguir o dinheiro. Segundo o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos), existe sinalização do governo estadual, mas só para 2023. Também não há definição se o dinheiro viria pelo Plano 1.000 ou convênio à parte.
Continua depois da publicidade
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Contratada a empresa que construirá o Caminho dos Ipês de Blumenau
Morador de Blumenau poderá ver imagens da régua do Rio Itajaí-Açu ao vivo
Blumenau cria 140 novos cargos para mudar atendimento na saúde
Bolsonaro sanciona lei que concede título de capital a Gaspar