nsc
    nsc

    NÚMEROS DA COVID-19

    "Os dados de vacinação para abril não são favoráveis", avisa prefeito de Blumenau

    Compartilhe

    Evandro
    Por Evandro de Assis
    05/04/2021 - 20h50
    Cortes nas entregas do Ministério da Saúde devem desacelerar campanha contra a Covid-19
    Cortes nas entregas do Ministério da Saúde devem desacelerar campanha contra a Covid-19 (Foto: Patrick Rodrigues)

    O prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), reconheceu, nesta segunda-feira (5), que a previsão de chegada de vacinas contra a Covid-19 no mês de abril é inferior à expectativa. Devido a cortes nas entregas projetadas pela Fiocruz e pelo Instituto Butantan, os municípios receberão menos doses do Ministério da Saúde, o que deve prejudicar o ritmo da imunização, que vinha crescendo no fim de março.

    — Os dados de vacinação para o mês de abril não são muito favoráveis — reconheceu Hildebrandt, durante transmissão pelas redes sociais.

    > Receba notícias de Blumenau e região pelo Whatsapp.

    O prefeito fez o comentário ao pedir que a população não relaxe nos cuidados com a Covid-19 no momento em que os números de novos casos vêm caindo em Blumenau. A média móvel de novos diagnósticos, considerando-se os sete dias anteriores, voltou ao patamar do fim de janeiro, com 116 casos. Porém, com a desaceleração na campanha nacional de vacinação contra a Covid-19, aumentam as chances de ocorrerem novas ondas de contágio antes da imunização coletiva ser atingida.

    Ocupação recorde de UTIs

    Nos hospitais, a situação está ainda distante de um alívio. O número de 87 internados em UTIs registrado na segunda-feira é o maior de toda a pandemia de Covid-19. Restam apenas sete "leitos de guerra" inativos, de um total de 94. Blumenau conta 420 pessoas que morreram em decorrência do coronavírus.

    Ainda nesta segunda-feira, a prefeitura de Blumenau prorrogou a suspensão de cirurgias eletivas nos hospitais públicos e privados até 15 de abril. A decisão acompanha decreto estadual publicado semana passada.

    Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas