Região com o maior número de casos de Covid-19 em Blumenau, as Itoupavas contarão com reforço no atendimento de pessoas sintomáticas. A Secretaria de Saúde pretende oferecer no Ambulatório Geral da Itoupava Central serviços hoje só disponíveis na estrutura provisória montada na Vila Germânica, incluindo o teste RT-PCR, para diagnosticar a doença. A ideia é começar na próxima semana, mas detalhes ainda estão sendo resolvidos.

Continua depois da publicidade

O objetivo é diminuir as filas no Ambulatório de Casos Suspeitos de Covid-19, na Vila. Com o aumento no número de atendimentos (cerca de 200 testes por dia), a espera na unidade é de três horas, em média. Há relatos de quem aguardou por mais de quatro horas. Tempo de espera semelhante ao de um pronto-socorro hospitalar movimentado.

> Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp.

Ampliar a assistência na região Norte é parte da solução para o problema da lotação. Desafio maior é convencer pessoas sem sintomas a não procurar a Vila Germânica. Diariamente, dezenas de blumenauenses vão ao local pedindo para serem testados sem preencher os critérios, o que sobrecarrega as equipes.

Quem deve ir à Vila

Pessoas com febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal. Os ambulatórios gerais dos bairros também fornecem avaliação rápida. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para a Vila Germânica.

Continua depois da publicidade

Quem deve ir ao hospital

Pacientes com os sintomas acima, além de dificuldade para respirar.

Coronavírus em Blumenau

Há serviços de triagem no telefone 156, opção 2, ou Whatsapp (47) 9 9935-3561. Se você tiver dúvida sobre onde ir, busque informações antes de sair de casa.