nsc
nsc

Testagem

Para reduzir filas na Vila Germânica, bairro de Blumenau terá testagem de Covid-19

Compartilhe

Evandro
Por Evandro de Assis
10/07/2020 - 06h48 - Atualizada em: 10/07/2020 - 06h50
Espera média na Vila Germânica é de três horas
Espera média na Vila Germânica é de três horas (Foto: Patrick Rodrigues)

Região com o maior número de casos de Covid-19 em Blumenau, as Itoupavas contarão com reforço no atendimento de pessoas sintomáticas. A Secretaria de Saúde pretende oferecer no Ambulatório Geral da Itoupava Central serviços hoje só disponíveis na estrutura provisória montada na Vila Germânica, incluindo o teste RT-PCR, para diagnosticar a doença. A ideia é começar na próxima semana, mas detalhes ainda estão sendo resolvidos.

O objetivo é diminuir as filas no Ambulatório de Casos Suspeitos de Covid-19, na Vila. Com o aumento no número de atendimentos (cerca de 200 testes por dia), a espera na unidade é de três horas, em média. Há relatos de quem aguardou por mais de quatro horas. Tempo de espera semelhante ao de um pronto-socorro hospitalar movimentado.

> Clique aqui para receber as últimas notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp.

Ampliar a assistência na região Norte é parte da solução para o problema da lotação. Desafio maior é convencer pessoas sem sintomas a não procurar a Vila Germânica. Diariamente, dezenas de blumenauenses vão ao local pedindo para serem testados sem preencher os critérios, o que sobrecarrega as equipes.

Quem deve ir à Vila

Pessoas com febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal. Os ambulatórios gerais dos bairros também fornecem avaliação rápida. Se houver necessidade, o paciente é encaminhado para a Vila Germânica.

Quem deve ir ao hospital

Pacientes com os sintomas acima, além de dificuldade para respirar.

Coronavírus em Blumenau

Há serviços de triagem no telefone 156, opção 2, ou Whatsapp (47) 9 9935-3561. Se você tiver dúvida sobre onde ir, busque informações antes de sair de casa.

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Evandro de Assis

Colunista

Evandro de Assis

Notícias e comentários exclusivos sobre o cotidiano de Blumenau e do Vale do Itajaí.

siga Evandro de Assis

Mais colunistas

    Mais colunistas