Pedaços da histórica Igreja do Espírito Santo, de Blumenau, serão vendidos como obras de arte numa exposição diferente. Peças originais do templo, que não puderam ser usadas no processo de restauro em andamento, ganharam novo sentido a partir do trabalho de artistas locais. Parte da arrecadação será destinada à recuperação da igreja, construída em 1877.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Adornos em madeira, telhas antigas, pedaços de cobre que funcionavam como calha, grandes parafusos, caibros em canela e outros materiais foram adotados nas obras de arte. Quem arrematar uma das peças levará para casa um pedacinho da história do Vale do Itajaí, mas ressignificado.
> Restauro de igreja em Blumenau revela antigos documentos e um mistério.
A exposição e leilão, chamada de Intemporaneidade, é uma promoção da Comunidade Evangélica Luterana, da Escola Barão do Rio Branco e da Alameda Haus. Será no dia 14 de maio, às 16h, no salão paroquial.
Continua depois da publicidade

Os artistas participantes são: Arian Grasmück, Maurilio César Bugmann, Pedro Gottardi, Reynaldo Pfau, Sandra Regina Bugmann, Sueli Freygang e Fransuê Ribeiro. A curadoria é de Christiane Mundim Lindner, Rozenei Maria Wilbert Cabral e Suellen Junkes.
Restauração
O trabalho de restauro da Igreja do Espírito Santo começou em 2021 e está previsto para ser concluída antes do Natal deste ano. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 5 milhões com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. O tempo é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Câmara de Blumenau mantém momento bíblico enquanto avalia recurso judicial
Área Azul de Blumenau usará sensores para fiscalizar veículos estacionados
Oktoberfest Blumenau tem plano para que 4 mil mudas virem árvores de sombra