Em menos de 60 dias, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), vai liderar duas missões internacionais. Ele viajará à Alemanha em julho e setembro com o objetivo de resgatar antigos laços com o país dos primeiros imigrantes. A primeira viagem inclui agendas relacionadas a colonos célebres, como Hermann Blumenau e Fritz Müller. Na segunda, os blumenauenses participarão da abertura da Oktoberfest de Munique como convidados da organização — deferência inédita.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

O primeiro embarque será entre os dias 22 e 23 de julho, com retorno em 1º de agosto. A agenda, articulada pelo secretário de Cultura e Relações Internacionais, Sylvio Zimmermann (PSDB), começará por Hasselfelde, terra natal de Hermann Blumenau. A cidade alemã tem um museu em homenagem ao colonizador, que a prefeitura daqui tem o desejo de fortalecer. As duas cidades também assinarão um termo de cooperação, com foco principal no ensino da língua alemã.

Em Erfurt, cidade da Turíngia onde viveram Fritz Müller e o próprio Blumenau, a delegação blumenauense vai acertar detalhes de uma visita do prefeito local a Santa Catarina. Desde a visita que Hildebrandt fez à cidade em 2022, Blumenau e Erfurt têm trocado informações sobre o naturalista e imigrante.

A comitiva também visitará Weingarten, cidade-irmã com quem Blumenau mantém relações há quase sete décadas. Está prevista uma audiência com a reitoria da universidade Ravensburg-Weingarten.

Continua depois da publicidade

Munique

De lá, Mário Hildebrandt e comitiva irão a Munique. Está previsto um jantar com o prefeito da cidade e o presidente da Oktoberfest. Na ocasião, Blumenau entregará em mão o convite para que o representante da festa alemã participe da congênere brasileira, em outubro. A vinda dele já está confirmada.

Por último, a agenda tem uma parada em Erlangen, onde será criado oficialmente o instituto Blumenau-Nielsen, uma associação com sede na universidade local que servirá de ponte entre Blumenau e a Alemanha.

A segunda viagem de Hildebrandt à Europa ocorrerá em setembro, justamente para a abertura da Oktoberfest de Munique, em 16 de setembro. Os detalhes desta segunda viagem ainda estão sendo acertados e podem envolver também agendas na França. Uma comitiva de empresários deve acompanhar o prefeito.

Em dois anos, o prefeito de Blumenau somará quatro viagens à Europa, todas relacionadas ao intercâmbio cultural e à aproximação com a Oktoberfest de Munique.

Continua depois da publicidade

Veja o documentário Caminhos de Fritz Müller

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp

Leia também

Jorginho marca primeira visita a Blumenau

Donos de vans protestam em Blumenau: “Não somos culpados pela baixa adesão aos ônibus”

Por que Jorginho Mello está dando “um gelo” em Blumenau

Quem usa ônibus em Blumenau aponta um outro culpado pela redução de passageiros

Destaques do NSC Total