Acessos às pontes de Ferro e Adolfo Konder e uma revisão orçamentária. São essas as principais adaptações que a prefeitura de Blumenau fará no projeto do Parque Linear da Margem Esquerda, no Centro, antes de contratar a obra propriamente dita. O passeio público, concebido após os desbarrancamentos de 2008 e 2011, andava meio esquecido. Agora precisa de alterações pontuais antes do trabalho ser licitado.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A última vez que a administração pública havia tratado concretamente da intenção de construir uma pista de caminhada, com ciclovia e mirantes na beira do Itajaí-Açu foi em 2015. O governo do Estado chegou a prometer R$ 15 milhões para executar as obras, o que nunca viria a cumprir.

Só a primeira fase da recuperação da Margem Esquerda saiu do papel. Um enrocamento desde a Ponte de Ferro até a Prainha interrompeu a erosão do barranco. Para a segunda etapa sempre faltou fonte de financiamento. É o que a prefeitura pretende resolver incluindo o projeto no pacote de R$ 160 milhões com dinheiro a ser emprestado do Banco do Brasil.

Segundo o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron, como o tempo passou, será necessário reelaborar toda a planilha de custos e adaptar detalhes do parque às mudanças ocorridas na paisagem. As mais visíveis serão as conexões da calçada com as passarelas para pedestres das pontes de Ferro e Adolfo Konder, que foi recentemente duplicada.

Continua depois da publicidade

Não muda a disposição da calçada, a presença de mirantes e a ciclovia em separado, colocada à esquerda.

Passarela

A passarela entre a Prainha e o antigo porto, que completaria um circuito para ciclistas, caminhantes e corredores no entorno do Itajaí-Açu, voltou aos planos. Conforme Boron, o município quer que a travessia seja paga pela iniciativa privada como compensação pelo impacto de vizinhança de um eventual empreendimento que venha a surgir na Ponta Aguda ou no Centro.

Leia também

O que mudaria no Centro de Blumenau com a construção de uma avenida na beira do rio

Escolas de Santa Catarina terão quadras de beach tennis

Vereadores de Blumenau concedem título de cidadão blumenauense a Mário Hildebrandt

Novo decreto em SC impõe medidas contra a Covid-19 em escolas e universidades

Destaques do NSC Total