Os vereadores de Blumenau não terão 13º salário. Na sessão desta terça-feira (14), o presidente da Câmara, Almir Vieira (PP), anunciou que a Mesa Diretora arquivará a iniciativa, apresentada na semana passada. O projeto de Emenda à Lei Orgânica do município havia sido criticado por entidades empresariais e comunitárias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
— Se pudéssemos voltar a uma época ancestral, acho que teríamos forca em praça pública ou pedras talvez. Uma caça às bruxas — criticou Vieira na tribuna, ao anunciar a decisão.
O presidente da Câmara elogiou os colegas por decidirem pautar o tema salarial no início do ano, e não no apagar das luzes da legislatura, sem que a sociedade pudesse participar do debate. Também disse que a imprensa “criou caso onde não existe”.
— Se nós quiséssemos criar 13º ou aumentar salário, nós poderíamos fazer isso sem ninguém saber — afirmou, exaltado.
Continua depois da publicidade
A proposta havia sido apresentada no fim da tarde do dia 7 de fevereiro. No dia 8, quando o documento apareceu no sistema do Legislativo, a informação foi revelada aqui na coluna. Na quinta-feira (9), a Comissão de Análise de Emendas à Lei Orgânica, que tinha prazo de 30 dias para dar um parecer, aprovou por unanimidade a matéria. No mesmo dia, associações empresariais e da maçonaria criticaram o projeto. No sábado, foi a vez da União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam).
Com a decisão, cada parlamentar continuará recebendo salário mensal bruto de R$ 13.794,04. O presidente ganha R$ 20.623,54.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Petista que disputou a prefeitura de Blumenau terá cargo no governo Lula
Discussão sobre 13º para vereadores em Blumenau promete ser longa e desgastante
Blumenau libera desfile de Carnaval, mas impõe uma restrição
Quem são os nove vereadores de Blumenau que assinaram a criação do 13º salário