Blumenau é a nona cidade com menor taxa de mortalidade por Covid-19 entre os 100 maiores municípios brasileiros. A cidade do Vale do Itajaí registrou, até quinta-feira (25), 109,5 óbitos para cada 100 mil habitantes. Florianópolis (140,3), em 33º lugar, e Joinville (154,5), em 44º, também aparecem no ranking, elaborado pela consultoria Macroplan. A lista considera dados atualizados pelas secretarias estaduais de Saúde até 25 de março. Ela é atualizada diariamente.

Continua depois da publicidade

> Paulo Guedes toma vacina contra Covid-19 e defende imunização

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.​

A cidade com o melhor resultado no país é Petrolina (PE), com 67,9 óbitos a cada 100 mil habitantes. Taubaté (SP) e Ribeirão das Neves (MG) vêm na sequência (veja tabela). A taxa de mortalidade é um dos indicadores mais precisos sobre a gravidade da pandemia porque dá dimensão proporcional à população e não depende da quantidade de testes, como é o caso da letalidade (mortes por número de diagnósticos positivos). Mesmo proporcionalmente, porém, os maiores aglomerados urbanos têm piores cenários. Nenhuma capital está entre as 10 líderes.

O estudo aponta fatores como a idade da população, a oferta de serviços de saúde e as características de moradia como decisivos para os municípios que obtiveram melhores resultados. E pontua que as medidas preventivas contra a Covid-19, como distanciamento, uso de máscaras e higiene, são a melhor forma de evitar mortes em decorrência da doença.

Continua depois da publicidade

> Monitor da vacina: veja o avanço da vacinação em Santa Catarina

> Navio encalhado no Canal de Suez impacta economia de SC e o seu bolso

— Esse reconhecimento nacional é fruto de muito trabalho. Nosso, enquanto gestão, e de todos os servidores, em especial dos da saúde do município e também dos hospitais, que diante de tantas dificuldades não esmoreceram e seguem com a missão diária de tratar e cuidar dos cidadãos — comentou o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos).

Na outra ponta da tabela, entre as cidades com maior mortalidade por coronavírus, estão capitais como Manaus (383,6 mortes por 100 mil), Porto Velho (328,8) e Cuiabá (314,4).

Mortalidade por Covid-19 entre as 100 maiores cidades brasileiras
Mortalidade por Covid-19 entre as 100 maiores cidades brasileiras (Foto: Fonte: Macroplan)
Mortalidade por Covid-19 entre as 100 maiores cidades brasileiras
Mortalidade por Covid-19 entre as 100 maiores cidades brasileiras (Foto: Fonte: Macroplan)

Pelos números da prefeitura de Blumenau, até sexta-feira (26) foram registrados 390 óbitos por Covid-19 na cidade. O número de casos novos vem caindo lentamente em março, mas o número de internações ainda não acompanha a mesma tendência.

Longe de haver razão para comemorar, afinal são quase 400 famílias blumenauenses atingidas pela tragédia do coronavírus, os dados ao menos mostram que, olhando ao redor, poderia ser pior.

Continua depois da publicidade

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

> Irmãos de Joinville morrem por Covid-19 no mesmo dia

> Após Xuxa sugerir teste de remédios em presos, juiz de Joinville critica apresentadora

> Saque do Pis/Pasep 2020/2021 pode ser realizado até 30 de junho