Representantes de ao menos 11 instituições de ensino ligadas à Acafe estarão em Blumenau na próxima terça-feira (23) para acompanhar a visita do ministro da Educação, Victor Godoy, e manifestar apoio à federalização da Furb. A criação de uma nova universidade federal em Santa Catarina é o principal motivo da vinda de Godoy, que deve assinar um documento formalizando apoio do MEC à causa.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.

A Furb é associada à Acafe, entidade que reúne instituições enquadradas como comunitárias. Reitores, vice-reitores e represantes de 11 das 15 associadas já confirmaram presença no ato, que também terá líderes de entidades regionais, incluindo a Associação dos Municípios do Vale Europeu (Amve). Estudantes também estão sendo chamados a participar. O horário da visita ainda não está definido.

> Visita de ministro a Blumenau selará apoio do MEC a nova universidade em SC

O objetivo da universidade é demonstrar que a reivindicação tem apoio amplo da comunidade do Vale e das demais instituições de ensino superior. O ministro participará de um ato dentro da biblioteca da Furb, onde assinará um protocolo manifestando apoio à criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), que teria estrutura, servidores e atuais alunos cedidos pela Furb.

Continua depois da publicidade

O documento não tem efeito prático imediato, tampouco obriga o MEC a comprometer-se com o projeto da nova universidade. Mas seria a primeira manifestação oficial do governo federal em favor do projeto, o que, na avaliação da reitora Marcia Sardá Espindola, encurtaria caminhos na burocracia dos ministérios para efetivar a Furb Federal.

A vinda do ministro tem também um componente eleitoral, uma vez que o senador Jorginho Mello (PL), articulador político do projeto, é candidato a governador.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.

Leia também

Oktoberfest do Rio de Janeiro vai misturar Raça Negra e Belo com tradição alemã

Gaspar vai promover Festival da Cerveja em setembro

Debate ao governo de SC transforma Jair Bolsonaro em bússola

Um motivo para acreditar que a obra do novo acesso a Blumenau não vai parar

Destaques do NSC Total