nsc
    nsc

    Política

    Vereadores de Blumenau autorizam prefeitura a suspender pagamentos ao Issblu

    Compartilhe

    Evandro
    Por Evandro de Assis
    25/06/2020 - 18h08
    Prefeitura terá alívio no caixa até dezembro (Foto: Patrick Rodrigues)
    Prefeitura terá alívio no caixa até dezembro (Foto: Patrick Rodrigues)

    Os vereadores de Blumenau autorizaram a prefeitura a interromper por 10 meses os pagamentos do município ao Instituto Municipal de Seguridade Social do Servidor (Issblu). O projeto de lei do Executivo chegou à Câmara nesta quinta-feira (25) e na mesma tarde foi aprovado pelos parlamentares, usando o expediente da tramitação em regime urgentíssimo. 

    Foram nove votos favoráveis, dois contrários e duas abstenções. Novamente, parlamentares criticam a pressa na discussão do assunto.

    Com a decisão, a prefeitura (e também a Furb) poderá deixar de pagar a contribuição patronal dos servidores ativos e o parcelamento de débitos anteriores desde março até dezembro, incluindo o correspondente ao 13º. Sobrarão no caixa cerca de R$ 53 milhões, segundo a administração municipal, dinheiro necessário para ações de combate ao coronavírus e o pagamento dos salários dos servidores em dia, conforme a justificativa do projeto.

    "Essa medida é primordial para o fluxo de caixa, esse dinheiro todo vai para a folha de pagamento", enfatizou o secretário da Fazenda, César Poltronieri.

    Segundo Poltronieri, não fosse a suspensão dos pagamentos ao Issblu, a possibilidade de atrasar salários já a partir do mês de agosto era real.

    O último parcelamento que o município havia negociado com o Issblu foi oficializado em março deste ano pelo Conselho de Administração do Instituto. Uma semana antes de o governo estadual decretar quarentena.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas