A BRK Ambiental terá de comparecer à Câmara de Vereadores de Blumenau para explicar atrasos nas obras de implantação do tratamento de esgoto. O requerimento de convocação, apresentado por Adriano Pereira (PT), foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (23). No dia 14 de fevereiro, reportagem de Talita Catie no Santa revelou que a concessionária do serviço está devendo o serviço a 83 mil blumenauenses. Mesmo assim vinha sendo pouco cobrada pelos órgãos municipais.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Blumenau tem 47% da população atendida pelo tratamento de esgoto, mas já deveria oferecer o serviço a 77%. Desde 2019, o índice praticamente não evoluiu. Os números da reportagem levaram o vereador petista a solicitar o agendamento da reunião com representantes da empresa.
— A população, que paga caro pelo tratamento de esgoto, merece esclarecimentos sobre o que está pagando, o que está paralisado ou não está sendo cumprido — disse Pereira.
Com obras atrasadas, Blumenau deve tratamento de esgoto para 83 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Em julho e setembro de 2021, a Câmara de Vereadores já havia questionado a BRK Ambiental sobre as obras do esgoto. Naquela época, os parlamentares Almir Vieira (PP) e José Victor Iten (PP) receberam como resposta que o contrato estava passando por revisão. A mesma justificativa foi apresentada à reportagem do Santa quase dois anos depois.
O movimento do Legislativo é importante para exigir da empresa explicações objetivas sobre o que está havendo, mas também respinga em Samae e Agência Intermunicipal de Regulação (Agir). É obrigação dos dois órgãos fiscalizar a execução dos serviços e o cumprimento do contrato.
Cabe à Mesa Diretora da Câmara agendar a data da reunião. Procurada pela coluna, a BRK Ambiental informou que ainda não foi notificada da aprovação do requerimento, mas que está à disposição para prestar os esclarecimentos necessários aos vereadores e à comunidade.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto do Whatsapp
Leia também
Estratégia ou “biquinho”? Por que nomes de Blumenau rejeitam o governo Jorginho
Ônibus “frescão” de Blumenau atenderá toda a linha Troncal 10 só no próximo verão
Vereador assume Secretaria de Cultura em Blumenau
Secretário de Cultura de Blumenau é demitido por telefone