nsc
    nsc

    Esquerda ou direita?

    Vídeo flagra confusão e perigo no trânsito do complexo da Mafisa, em Blumenau

    Compartilhe

    Evandro
    Por Evandro de Assis
    10/09/2020 - 09h07 - Atualizada em: 10/09/2020 - 09h21
    Motoristas desavisados tentam acessar a BR-470 usando a pista da direita
    Motoristas desavisados tentam acessar a BR-470 usando a pista da direita (Foto: Patrick Rodrigues)

    Assista ao vídeo abaixo, caro leitor. No flagrante gravado nesta quarta-feira (9) em Blumenau pelo repórter-fotográfico Patrick Rodrigues, um motorista corta a frente do carro à direita e entra em local proibido. O segundo precisa frear de repente no asfalto molhado. Outro faz a mesma conversão irregular e quase bate em veículos que cruzam a pista.

    À primeira vista, parece um show de imprudência. Alguns até podem dizer que se trata disso mesmo. Muito mais imprudente, entretanto, é quem desenhou o fluxo do trânsito naquele ponto específico do complexo da Mafisa, na saída da Rua Frederico Jensen para a SC-108.

    O sentido do tráfego dá um nó na cabeça de quem está vindo da Itoupava Central e quer seguir pela BR-470 rumo a Indaial. Quando aproxima-se do viaduto, o motorista que pretende seguir à direita, na verdade, deve usar a alça da esquerda. Somente depois de passar sob a estrutura de concreto ele entra na rodovia federal.

    A saída pela direita está reservada aos veículos que deixam a Frederico Jensen, vindos da Itoupavazinha. Foi feito dessa maneira para acabar com a disputa de espaço com quem chega da SC-108. Não deu certo. Se ficou complicado de entender, dê uma olhada na imagem abaixo, produzida para o canal de YouTube de Lourival Lorenz.

    Quem quer entrar na BR-470 à direita precisa usar a faixa da esquerda
    Quem quer entrar na BR-470 à direita precisa usar a faixa da esquerda
    (Foto: )

    Melhorias no trânsito

    Nesta semana, como mostrou a repórter Bianca Bertoli, outras melhorias serão feitas na região da Mafisa após três semanas de tráfego confuso. A sinaleira que fica na SC-108 será desligada pela prefeitura — que mantém o equipamento, mesmo não sendo responsabilidade dela.

    Enquanto isso, o DNIT sinalizou a curva na alça de acesso da BR-470 à rodovia estadual, onde aconteceram ao menos seis acidentes. Ainda serão implantados redutores de velocidade.

    > Quer receber as notícias de Blumenau e região via Whatsapp? Clique aqui e entre no grupo do Santa.

    No caso do vídeo, a solução parece ser mais complexa. Fica a impressão de improviso, uma vez que não foi incluído no projeto uma passagem de nível sob a SC-108 para a Itoupavazinha — algo que já deveria ter sido executado há 10 anos, quando da construção do primeiro viaduto.

    Tomara que a região não precise esperar mais 10 anos.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas