nsc
nsc

Decisão

Avaí tem que jogar mais para seguir na Copa do Brasil

Compartilhe

Faraco
Por Faraco
15/04/2021 - 13h02
De contrato novo, Valdívia deve estar no banco no jogo desta quinta
De contrato novo, Valdívia deve estar no banco no jogo desta quinta (Foto: André Palma Ribeiro/ Avaí FC)

Para seguir adiante na Copa do Brasil o Avaí vai ter que mostrar mais do que vem apresentando nos jogos da temporada até aqui. É um time irregular, que erra muitos passes, tem bom volume de jogo e de finalizações, mas que não define as jogadas e o resultado.

O ponto marcante deste time é que está mais agressivo em campo. Já escrevi sobre isso. Ao mesmo tempo não tem passado ainda solidez e confiança.

> Com Valdivia regularizado, Avaí finaliza preparação para decisão na Copa do Brasil

Para o jogo contra o Cascavel, o time deve ter uma nova tentativa de ataque, com Lourenço, Júnior Dutra e Vinicius Leite. Mas o problema não está só no ataque.

As escolhas de Claudinei Oliveira

No desenho tático, o Avaí tem jogado num 4 1 4 1. Bruno Silva tem sido o volante entre as duas linhas de quatro e Junior Dutra o atacante isolado, na frente – o segundo um.

> Receba notícias de Florianópolis e região no seu WhatsApp

Acredito que não seja o melhor sistema para o Avaí, de acordo com os jogadores que tem. Seria mais adequado usar o 4 2 3 1 ou o 4 4 2.

No sistema atual, Claudinei usa Serrato, Wesley, Lourenço e Giovanni como meias, o que ele tem chamado de médios, que são os que jogam por dentro na segunda linha de quatro jogadores. Cada um deles tem uma característica diferente, mas nenhum é finalizador. 

> Avaí: classificação na Copa do Brasil é meta orçamentária do clube em 2021

Tem usado o sistema para ganhar agressividade por dentro, avançando os meias na marcação. Ganhou volume de jogo, mas não tem sido efetivo no ataque, pelo simples fato que não tem presença efetiva e de qualidade na área e na frente da área adversária. Não tem finalizadores pela faixa central do campo.

Leia mais

> CBF define premiações da Copa do Brasil 2021; saiba quanto cada time pode receber

> Vídeo mostra cobranças de Marquinhos no vestiário do Avaí: "Não tá bom p**** nenhuma"

Rodrigo Faraco

Colunista

Faraco

Jornalista e comentarista esportivo, sempre atento ao que acontece especialmente no futebol catarinense, faz análises e bastidores dos times do Estado.

siga Faraco

Rodrigo Faraco

Colunista

Faraco

Jornalista e comentarista esportivo, sempre atento ao que acontece especialmente no futebol catarinense, faz análises e bastidores dos times do Estado.

siga Faraco

Mais colunistas

    Mais colunistas