O formato do Catarinense 2026 é evolução clara em relação ao que vinha sendo feito no futebol do estado nos últimos anos. Um campeonato enxuto, que preserva a tradição da competição, valorizando sua história, suas rivalidades e trazendo emoções fortes em etapas de mata-mata, os confrontos diretos em ida e volta.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Campeonato Catarinense 2026 terá disputa entre dois grupos e mais times rebaixados

Um campeonato de pontos corridos, ou com uma fase inicial longa de todos contra todos acaba ficando esvaziado e desinteressante. E o mata-mata, além de ressaltar as rivalidades históricas, ainda traz um componente maior de imprevisibilidade. Ou alguém já esqueceu do Joinville eliminando o Criciúma nos pênaltis, no Heriberto Hulse este ano? Foi a maior zebra do Catarinense 2025, com emoção, rivalidade histórica e muita imprevisibilidade.

Campeonato Catarinense 2026: entenda a fórmula que deve ser aprovada pelos clubes

Continua depois da publicidade

Confira imagens da reunião do Conselho Técnico do Catarinense 2026

Os confrontos em ida e volta ainda propiciam estádios cheios e rendas melhores para os clubes. Vale para os pequenos e para os grandes. Com jogo único, um time acaba sempre perdendo essa possibilidade.

Conheça os times confirmados no Campeonato Catarinense 2026

Rebaixamento vai pesar

O rebaixamento de três equipes vai pesar no Catarinense 2026. Vai ser o grande fantasma da competição, na verdade. Mas era necessário. O Campeonato Catarinense estava inchado com muitos clubes e infraestrutura de menos, com estádios “emprestados” por clubes com 12 times nas últimas temporadas.

As lições após mais um Campeonato Catarinense muito complicado

Mas cabe uma reflexão sobre a Série B do Catarinense, que pode ser também um bom campeonato, com mais calendário e valorização do produto.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Calendário para todos

Uma reclamação e um temos frequente dos clubes nos campeonatos de fórmula era o calendário. Isto está contemplado no formato do Catarinense 2026, com jogos para ganhadores e para perdedores. Todos vão ter no mínimo 10 jogos por fazer. Nenhum clube vai ficar sem objetivo e campeonato para competir.