O Avaí perdeu duas vezes seguidas para dois times do Z4 da Série B. As decepções foram as derrotas em casa para o então lanterna, o Amazonas, e fora de casa para o então vice-lanterna, o América-MG. Os fracassos fizeram o Avaí descer a tabela de classificação e terminar a 24ª rodada na 12ª colocação.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Avaí perde para o América-MG e desperdiça oportunidade de se aproximar do G4 da Série B

O efeito prático é o Avaí fora da briga pelo acesso. Se não pela colocação, ou pela distância para o G4, que aumentou para seis pontos, essa condição se estabelece pelo péssimo futebol apresentado nas duas partidas, pela falta de competitividade da equipe, pelo marasmo em campo, e pelo impacto anímico das derrotas para o lanterna e o vice-lanterna.

Com salários atrasados, Avaí perde o controle e coloca Série B em risco

Continua depois da publicidade

Confira imagens do momento atual do Avaí na Série B

“Avaí Day”: Confira a programação de aniversário dos 102 anos de história do clube

O Avaí se perdeu na sua trajetória dentro da Série B. O extracampo também fez estragos, com a crise de salários atrasados atrapalhando no dia a dia de treinamentos e preparação para as partidas, com sessão de treinamento não realizadas, com greve de jogadores. E também é realidade que o trabalho de Jair Ventura não está bom, com sinais claros que bateu num teto de rendimento e já começa a descer.

Avaí em alerta total, enquanto Criciúma e Chapecoense seguem em alta na briga pelo acesso na Série B

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

A matemática agora é a da permanência, com os 12 pontos que faltam para chegar aos 45. Para subir, o Avaí vai precisar ser quase perfeito, com uma conta de 9 ou 10 vitórias em 14 jogos que restam. Nem na boa fase, o Avaí teve este nível de aproveitamento, que gira na casa de 70%.