nsc
nsc

VAMOS PRESTIGIAR?

Concerto gratuito no Teatro Carlos Gomes marca retomada de eventos e aniversário

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Nasser
11/10/2021 - 13h42 - Atualizada em: 11/10/2021 - 13h43
Ingressos podem ser retirados a partir desta quarta-feira (13)
Ingressos podem ser retirados a partir desta quarta-feira (13) (Foto: Divulgação)

Para marcar oficialmente o retorno dos eventos no Teatro Carlos Gomes em Blumenau, será promovido gratuitamente o concerto de canto lírico Tributo a Carlos Gomes no dia 19 de outubro, às 20h. A equipe do Teatro irá seguir todas as medidas de segurança e os ingressos podem ser retirados na bilheteria a partir desta quarta-feira (13).

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

O evento, programado inicialmente para março de 2020, marca o aniversário dos 151 anos da estreia mundial da ópera O Guarani, que inseriu o compositor paulista Carlos Gomes no clube dos grandes compositores do mundo, além de homenagear os 161 anos da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes celebrados em junho deste ano.

Os artistas que sobem ao palco possuem reconhecida carreira em grandes teatros brasileiros e na Europa: a soprano Deborah Bulgarelli, o tenor Richard Bauer e o barítono Douglas Hahn, acompanhados pelo pianista Matheus Alborghetti, que também fará participação especial no Quinteto de Metais num arranjo para metais e piano.

Na mesma data, o público presente também poderá saber mais sobre o projeto idealizado em parceria com a Prefeitura de Blumenau, que cederá espaços do Teatro Carlos Gomes gratuitamente para artistas de Blumenau e região se apresentarem. Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, o objetivo é selecionar projetos artísticos para apresentações no ano de 2022.

O evento também prestará homenagem aos 161 anos de fundação da Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes.

Criada em 1860, como Sociedade Teatral de Blumenau, passou a chamar-se Sociedade Teatral Frohsinn e, desde 1939 (ano de conclusão da primeira etapa das obras do teatro), adotou o nome atual, homenageando o maior compositor das Américas no século 19.

Na praça em frente ao prédio do Teatro, esculturas em bronze feitas pelo artista Pedro Dantas também são uma homenagem constante que pode ser apreciada por quem passa pelo local, como o maestro e compositor Antonio Carlos Gomes e o índio Peri, personagem da famosa ópera O Guarani.

> Fotos históricas mostram como o Teatro Carlos Gomes é um símbolo de luta pela cultura em Blumenau

As esculturas foram um patrocínio do empresário Wandér Weege, que também revitalizou a praça do Teatro no ano 2000.

Para o presidente da Sociedade, Ricardo Stodieck, homenagear os 161 anos junto com o sesquicentenário de O Guarani é uma feliz coincidência.

— No último ano não foi possível celebrarmos para a segurança de todos, mas agora em 2021 estamos retomando nossos trabalhos com zelo e muito felizes. A cultura precisa desse retorno, e realizarmos a retomada oficinal com esse tão belo evento é uma honra — conta.

O idealizador do evento, Guilherme Gassenferth, que trabalha em parceria com a produção de Douglas Hahn, concorda.

— A cidade de Blumenau e a Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes estão de parabéns pela sensibilidade de dar este concerto de presente aos blumenauenses e reconhecer a memória do único brasileiro a figurar entre os principais compositores de ópera do mundo — comenta.

Vamos prestigiar então!

Leia também

Parque dos Dinossauros de Pomerode inaugura brinquedo inédito no Brasil

Shoppings de Blumenau têm programação especial no mês da Oktoberfest para lembrar clima da festa

Festival de Teatro de Blumenau retorna em novo formato após dois anos

Bar da Eisenbahn em Blumenau vai fechar? Cervejaria responde

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Fernanda Nasser

Colunista

Fernanda Nasser

A vida da sociedade catarinense, especialmente do Vale do Itajaí. Fotos e informações das melhores e mais glamourosas festas e de quem é destaque.

siga Fernanda Nasser

Mais colunistas

    Mais colunistas