nsc
nsc

Saúde

Como identificar e tratar a ejaculação precoce

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Dias
21/02/2022 - 10h32 - Atualizada em: 21/02/2022 - 11h00
Homens sofrem com problemas causados pela ejaculação precoce
Homens sofrem com problemas causados pela ejaculação precoce (Foto: StockSnap/Pixabay)

Um dos temas que motiva mais dúvidas nas consultas é como lidar com a ejaculação precoce. Um ponto importante: tem tratamento. Não sei se vocês têm noção disso, mas a ejaculação precoce aparece como um dos motivos de muitos divórcios. A outra pessoa aguenta a situação, mas chega um momento que ela parcebe que o companheiro não está fazendo nada para ajudar ou melhorar o problema. 

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A ejaculação precoce pode ser dividida em duas situações: 

  • Primária - onde o homem não consegue ter um minuto de relação e a ejaculação acontece até mesmo nas preliminares. A relação sexual como um todo, que não é só a penetração, mal começou e o homem acaba chegando à ejaculação. 
  • Secundária - é quando o homem aguenta até três minutos no máximo e ejacula. 

Confira o vídeo da sexóloga sobre ejaculação precoce

E quem o homem deve procurar quando tiver o diagnóstico de ejaculação precoce? 

  • É necessário ir a um urologista, que é o médico que cuida da saúde do homem. Ele vai avaliar todos os fatores, pedindo inclusive alguns exames hormonais. E, se for necessário, vai indicar medicação e/ou terapia. 

Depois de quanto tempo o homem precisa procurar um médica por ejaculação precoce?

  • Outra coisa muito importante: para ter esse diagnóstico de reconhecimento de ejaculação precoce é necessário que a situação esteja acontecendo por no mínimo seis meses e em 75% das relações. Um ponto que também pode interferir é a frequência de relações sexuais. Se o homem está há muito tempo sem se relacionar existe uma tendênica que a ejaculação ocorra mais rápido. 

Diálogo sobre ejaculação precoce é fundamental 

  • O mais importante é que o casal precisa conversar. Não pode ser um assunto proibido entre os parceiros. Assim como a ausência da libido para algumas mulheres é um problema, a ejaculação precoce é um ponto delicado para o homem. Mas ambos têm tratamento. Busque ajuda.

Leia também

Gabriela Dias estreia no NSC Total

Veja 5 dicas para melhorar a sua libido

Sexo em público é crime? Entenda a sentença

Gabriela Dias

Colunista

Gabriela Dias

Sexóloga, empreendedora, palestrante e consultora materna. Discute sobre temas como sexualidade, saúde, relacionamento e qualidade de vida.

siga Gabriela Dias

Gabriela Dias

Colunista

Gabriela Dias

Sexóloga, empreendedora, palestrante e consultora materna. Discute sobre temas como sexualidade, saúde, relacionamento e qualidade de vida.

siga Gabriela Dias

Mais colunistas

    Mais colunistas