Você sabia que quem já contraiu Covid-19, e se recuperou, pode ajudar outros pacientes em tratamento a se recuperarem também? Basta doar o chamado plasma convalescente, um dos componentes do sangue! Nunca ouviu falar? Eu explico: quando uma pessoa contrai a doença, seu sistema imunológico cria anticorpos que são encontrados no plasma, para combater o vírus. Esse plasma é chamado de convalescente.
Continua depois da publicidade
> SC tem 12 regiões em estado gravíssimo para o coronavírus
E como ele é utilizado para ajudar quem está em tratamento? É por meio da doação de uma pessoa recuperada, que se retira o convalescente. Por transfusão, ele chega ao paciente em tratamento. Isso fornece um impulso ao sistema imunológico e pode acelerar sua recuperação. Por isso, o HEMOSC está em busca de quem já se recuperou e deseja fazer essa doação – que será utilizada como terapia auxiliar, principalmente para pacientes graves da doença.
> Número de mortes por coronavírus em SC pode triplicar em 1 mês, diz secretário de Saúde
Aliás, a primeira transfusão de plasma sanguíneo de um paciente que se recuperou da Covid-19 foi feita em Santa Catarina há 12 dias. O procedimento é estudado como forma de tratamento contra a doença. O método ainda não tem eficácia comprovada, mas é autorizado pelo Ministério da Saúde para pacientes graves.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Para saber como se candidatar a doador, acesse o site do Hemosc ou procure o setor de o Setor de Captação de Doadores no Hemosc aí na sua região. É possível tirar dúvidas também pelo telefone: (48) 3251-9700.
Mas já adianto: é preciso ter entre 18 e 60 anos, nunca ter engravidado, pesar acima de 60 quilos, apresentar o exame que comprove o diagnóstico de Covid-19, estar saudável e sem sintomas há 30 dias. Após o preenchimento do formulário, basta aguardar o contato do Hemosc.
Em Santa Catarina, até agora quatro pacientes receberam o plasma convalescente como uma possibilidade de ajudar no tratamento à Covid-19. O estado de saúde deles não foi divulgado.