No meio de tantas incertezas para estudantes e suas famílias, sobre a eficácia do ensino online durante a pandemia, ou até que ponto os conteúdos foram assimilados como deveriam – faço questão de compartilhar ações que venham amenizar toda essa agonia, trazendo para os alunos, sobretudo, motivação, conteúdo e informação pra que se mantenham firmes, apesar dos desafios: e tudo de graça! 

Continua depois da publicidade

Desta vez, destaco um Projeto chamado “Salvaguarda” – programa social de educação que auxilia alunos de escolas públicas em duas frentes: com a escolha profissional e na preparação para concursos vestibulares/Enem, sem cobrar nada por isso. 

> Vestibular de verão da UFSC deve ocorrer entre abril e maio de 2021

Ele nasceu há três anos, lá em São Paulo e, em função da pandemia, virou um Programa Nacional – atendendo inclusive alunos de Santa Catarina. Seu autor chama-se Vinícius de Andrade, que nasceu em um bairro de periferia paulista, em meio à favelas, e hoje estuda no curso de economia da USP, um dos mais elitistas do país. 

Vendo que poucas pessoas em situações como a dele tinham acesso a um ensino superior de qualidade, o Vinícius criou o Salvaguarda, pra ajudar a mudar esta realidade.

Continua depois da publicidade

Como funciona?

Projeto Salvaguarda
Projeto Salvaguarda (Foto: Divulgação)

Os professores voluntários ajudam de quatro maneiras: fazem correções de redações (cada aluno tem um tutor específico que o acompanha quinzenalmente, corrigindo as redações), trabalham a parte organizacional para preparação de vestibulares (também com a ajuda de tutores) ajudam no processo de escolha profissional e também oferecem grupos de monitoria nas disciplinas. Os alunos podem escolher se querem esses quatro apoios ou apenas alguns.

> Alunos de escolas estaduais podem participar de aulões gratuitos para Enem

Como participar?

O auxílio é todo via Whatsapp. Basta o estudante mandar pro número (16) 993907-355, o seu nome completo, idade, cidade, estado e o nome da escola que estuda ou estudou. A partir daí, ele tem acesso gratuito a essa rede de apoio.

Até o momento já foram 30 mil alunos auxiliados em todo o país e 700 professores voluntários atuam nesse momento. Em Santa Catarina, ele quer chegar a mais estudantes.

> IFSC abre 5 mil vagas em cursos gratuitos; saiba como se inscrever

Neste momento são apenas 15. Vamos ajudar a aumentar esse número? Se sentir que faz sentido, multiplique essa ideia e ajude milhares de estudantes que, mais do que nunca, precisam de apoio e direcionamento.

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Destaques do NSC Total