Por Renan Medeiros, interino*

Fechado há mais de dois meses, o Hospital de Caridade São João Batista, de Imaruí, deve retomar os atendimentos nessa terça-feira (6). A Câmara Municipal vota na noite desta segunda o projeto de lei encaminhado pelo prefeito, Rui José Candemil Júnior, que autoriza um convênio com repasses de R$ 55 mil por mês entre dezembro e fevereiro. A tendência é que os vereadores aprovem por unanimidade.

Continua depois da publicidade

O hospital está fechado desde o dia 23 de agosto. Na ocasião, a direção disse não ter como manter os atendimentos por causa de supostos atrasos em repasses por parte da Prefeitura – alegação da qual a administração municipal discorda e que está em discussão na Justiça.

Poucos dias depois, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina interditou a unidade e exigiu várias adequações. Essa pendência, segundo a direção do hospital, está resolvida.

O projeto de lei prevê três repasses de R$ 55 mil cada nos três meses subsequentes à assinatura do convênio. Ao mesmo tempo, estabelece que o hospital deva prestar contas da aplicação do dinheiro e o repasse fica condicionado à disponibilidade de recursos.

Continua depois da publicidade

O Hospital São João Batista é a única instituição de Imaruí apta a realizar procedimentos mais complexos do que os feitos nos postos de saúde. Sem ele, os moradores precisam se deslocar por 30 quilômetros até Imbituba, hospital mais próximo.

Leia outras publicações de Lariane Cagnini

Veja também:

Projeto que altera o Estatuto do Desarmamento deve ficar para 2019

Pelo menos cinco pessoas morreram em acidentes nas rodovias de SC no feriadão