Uma portaria do Ministério da Educação, publicada essa semana, autoriza a criação do curso de Medicina no campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A formação de bacharelado terá 60 vagas anuais, a serem disputadas durante o vestibular de inverno. A Comissão Permanente do Vestibular (COPERVE) ainda não confirma a data das provas, mas as aulas iniciam ainda este ano. Com esse curso, chega a 15 o número de escolas de medicina em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
A decisão, assinada pelo secretário de Regulação e supervisão da Educação Superior, Henrique Sartori de Almeida Prado, faz parte da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, de julho de 2013. Na manhã desta quinta-feira, o Ministro da Educação Mendonça Filho assinou uma portaria que proíbe, durante cinco anos, a abertura de novos cursos de Medicina no país. A decisão passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial, então não afeta o curso em Araranguá.
Segundo dados do MEC, existem hoje 302 escolas de medicina no país, 53 delas nos três estados da região Sul. São 31,2 mil vagas ao todo, 1.080 em Santa Catarina. De acordo com a decisão, além da suspensão da abertura de novos cursos, as instituições de educação superior vinculadas ao sistema federal de ensino também não poderão ampliar a oferta de vagas.
No final de janeiro, foi assinada a ordem de serviço para a construção do Centro de Tecnologia da Saúde, que vai abrigar o curso a partir de 2021, quando estiver pronto. Até lá, as aulas acontecerão na Unidade Jardim das Avenidas. O investimento na primeira etapa da obra será de R$ 3,2 milhões.
Leia todas as publicações de Lariane Cagnini
Continua depois da publicidade