nsc
nsc

Lari na Cozinha

Chef ensina receita de Batata Rosti com gorgonzola e cebola caramelizada

Compartilhe

Larissa
Por Larissa Guerra
14/08/2020 - 01h28 - Atualizada em: 14/08/2020 - 12h11
Batata Rosti recheada com queijo gorgonzola e cebola caramelizada
Batata Rosti recheada com queijo gorgonzola e cebola caramelizada (Foto: Arquivo Pessoal)

Eu me lembro muito bem da primeira vez em que fiz Batata Rosti. Eu tinha uns 15 anos e meu avô decidiu, depois de décadas, que a comida da minha avó era ruim e saiu comprando revistinhas culinárias loucamente porque queria novos pratos para saborear. E ele encasquetou que eu deveria fazer a tal batata rosti. Lembro que ficou horrível e esse prato se tornou uma espécie de trauma para mim.

Só perdi o trauma muitos anos depois quando aprendi na cozinha de um restaurante aqui em Blumenau como se fazer uma Rosti de forma prática e rápida. E é daquelas refeições coringa, que você recheia com o que tiver na geladeira, que servem muito bem duas pessoas ou mais, dependendo do tamanho da sua panela e da sua fome. Em casa, gosto de fazer acompanhando uma salada de folhas verdes e nada mais. Siga o Instagram da Atlântida Blumenau e acompanhe mais novidades

Neste Lari na Cozinha, optei pela Batata Rosti recheada com cebola caramelizada e gorgonzola. Além de ser uma boa opção para os vegetarianos, a doçura da cebola caramelizada combina perfeitamente bem com a potência do gorgonzola. E batata, com uma crocância deliciosa por fora e bem cozida por dentro, é imbatível. Tenho certeza que você vai adorar!

Ingredientes:

4 batatas médias

20 ml de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino a gosto

Para rechear:

3 cebolas cortadas em fatias

Meia colher de sopa de manteiga

100 g de queijo gorgonzola cortado em pedaços

Preparo:

Vamos começar preparando a cebola caramelizada: derreta a manteiga e refogue as cebolas, mexendo sempre, até que elas fiquem bem caramelizadas. Se quiser, vale agilizar o processo colocando um pouco de açúcar. Por fim, tempere-as com sal, pimenta do reino e noz moscada.

Lave, descasque e rale as batatas no ralo grosso do ralador. Abra um pano de prato seco e limpo e coloque as batatas raladas no meio. Feche, fazendo uma trouxinha, torça e aperte bem para sair toda a água das batatas. Esse processo é fundamental para fazer uma Rosti bem crocante e que não gruda na frigideira. Aliás, se você tiver uma frigideira antiaderente, melhor ainda!

Retire as batatas do pano e tempere-as com sal e pimenta do reino.

Acenda o fogo e aqueça em fogo baixo uma frigideira média, adicione metade do azeite e espalhe bem a gordura no fundo e laterais da panela. Coloque metade das batatas raladas, cobrindo bem o fundo da frigideira e formando uma caminha bem uniforme.

Espalhe o recheio de cebola caramelizada e o queijo gorgonzola, deixando as beiradas livres para que o recheio não vaze e a batata não grude nas laterais. Cubra com o restante da batata ralada e usando uma espátula, pressione para nivelar e fazer as laterais.

Regue a lateral da panela com o restante do azeite. E deixe cozinhar sempre em fogo baixo por cerca de 10 minutos.

Retire a frigideira do fogo e, com a espátula, vá voltando as laterais e o fundo da batata. Use um prato para virá-la. Volte à frigideira e repita o processo de cozimento. Sirva a seguir, com uma salada de folhas verdes de acompanhamento.

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Mais colunistas

    Mais colunistas