nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Sabores de Blumenau: aprenda a fazer o típico Goulash acompanhado de Spätzle

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    28/08/2020 - 10h47 - Atualizada em: 28/08/2020 - 10h57
    Goulash e Spätzle são pratos típicos germânicos
    Goulash e Spätzle são pratos típicos germânicos (Foto: Arquivo Pessoal)

    Um dos primeiros pratos típicos da culinária germânica que experimentei (e amei!) quando cheguei em Blumenau, seis anos atrás, foi Goulash e Spätzle. Sou muito fã de carne de panela, para mim esta é daquelas comidas que te acolhem, que te abraçam de imediato, que chegam à mesa como resultado de muitas histórias, de muitas tradições e técnicas.

    ­

    ­

    ­

    O Goulash é um prato de origem húngara, consumido desde a Idade Média. A suspeita dos historiadores é que este cozido de carnes tenha surgido como uma espécie de marmita da época - uma comida que fosse fácil de transportar (o que de imediato me lembra a cozinha dos tropeiros no Brasil, que influenciou a culinária de vários estados). O prato acabou se popularizando também na culinária austríaca e germânica, e lá pelo século 18 ganhou o acréscimo de ser preparado com pápricas.

    Batatas ou o Spätzle são as melhores companhias - e por isso ensino aqui também a fazer essa massinha típica, deliciosa. Ainda é possível fazer uma sopa, deixando o caldo mais fino e acrescentando legumes. Fico imaginando como deve ser gostoso comer um prato assim no rígido inverno europeu. Calor e sustança em segundos, com certeza.

    Siga a Atlântida Blumenau no Instagram e acompanhe as novidades

    A minha receita leva cerveja artesanal, páprica picante e defumada e cozinha lentamente, até o caldo engrossar bem. Não é necessário usar espessantes. O segredo é ter paciência e escolher cortes de carnes que apreciam esse tipo de cozimento. 

    Ingredientes:

    1,2 kg de acém ou algum outro corne de carne bom para fazer carne de panela

    1 kg de cebolas

    300 ml de cerveja (uso aqui o estilo Bock. Você pode trocar o estilo ou até usar vinho tinto)

    20 ml de azeite de oliva ou o óleo da sua preferência

    30 g de manteiga

    40 g de extrato de tomate

    1,5 litro de caldo de carne

    Alho picado a gosto

    Pápricas a gosto - uso a páprica defumada e a picante

    Ervas finas, como louro, tomilho e alecrim, a gosto

    Sal e pimenta do reino

    Modo de preparo:

    Comece refogando bem a cebola com o azeite e a manteiga. Adicione o alho e refogue novamente. Aí acrescente o extrato de tomate, as pápricas, as ervas frescas e misture. 

    Coloque a carne, misture bem e deixe ela ir dourando. Use a cerveja para deglacear, aproveitando aquele douradinho que fica no fundo da panela para ir caramelizando a carne. Adicione o restante da cerveja, o caldo e deixe cozinhar por cerca de 1h, até o caldo reduzir e o molho estiver grossinho. Essa quantidade rende bem, e como o cozimento é mais lento, gosto de fazer o Goulash e depois fazer potinhos para congelar. Agiliza nos almoços do dia a dia =)

     Enquando isso, prepare o Spätzle para acompanhar.

    Ingredientes:

    250 g de farinha de trigo

    2 ovos

    125 ml de água

    Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

    Para dourar, uso manteiga, queijo ralado e tempero verde

    ­

    ­

    Modo de preparo: 

    Tempere a farinha de trigo com o sal, pimenta do reino e a noz moscada. Adicione os ovos, comece a bater e vá incorporando a água aos poucos até que a massa esteja lisa e homogênea.

    Em uma panela com água fervente temperada com sal, apoie uma máquina de fazer Spätzle (ou um ralador, uma escumadeira, um escorredor de macarrão - acredite, sempre dá para fazer com algum truque caseiro hehehe) e vá pingando a massa na água quente.

    As gotinhas do Spätzle vão caindo na água e, como nos nhoques, sobem à superfície quando estão cozidas. Use uma peneira ou uma escumadeira para retirá-las da água quente e imediatamente faça um choque térmico dando um banho de água fria na massa. 

    Para finalizar, doure o Spätzle na manteiga. Tempere com sal e noz moscada a gosto, adicione tempero verde e queijo ralado. Se você quiser, aumente a receita e faça Spätzle para congelar. Neste caso, depois do choque térmico, regue a massa com um pouco de azeite e embale.

    Para servir, faça uma caminha de Spätlze e coloque o Goulash por cima. Decore com tempero verde e sirva bem quente.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas