Um dos primeiros pratos típicos da culinária germânica que experimentei (e amei!) quando cheguei em Blumenau, seis anos atrás, foi Goulash e Spätzle. Sou muito fã de carne de panela, para mim esta é daquelas comidas que te acolhem, que te abraçam de imediato, que chegam à mesa como resultado de muitas histórias, de muitas tradições e técnicas.

Continua depois da publicidade

­

­

­

O Goulash é um prato de origem húngara, consumido desde a Idade Média. A suspeita dos historiadores é que este cozido de carnes tenha surgido como uma espécie de marmita da época – uma comida que fosse fácil de transportar (o que de imediato me lembra a cozinha dos tropeiros no Brasil, que influenciou a culinária de vários estados). O prato acabou se popularizando também na culinária austríaca e germânica, e lá pelo século 18 ganhou o acréscimo de ser preparado com pápricas.

Continua depois da publicidade

Batatas ou o Spätzle são as melhores companhias – e por isso ensino aqui também a fazer essa massinha típica, deliciosa. Ainda é possível fazer uma sopa, deixando o caldo mais fino e acrescentando legumes. Fico imaginando como deve ser gostoso comer um prato assim no rígido inverno europeu. Calor e sustança em segundos, com certeza.

Siga a Atlântida Blumenau no Instagram e acompanhe as novidades

A minha receita leva cerveja artesanal, páprica picante e defumada e cozinha lentamente, até o caldo engrossar bem. Não é necessário usar espessantes. O segredo é ter paciência e escolher cortes de carnes que apreciam esse tipo de cozimento. 

Ingredientes:

1,2 kg de acém ou algum outro corne de carne bom para fazer carne de panela

1 kg de cebolas

300 ml de cerveja (uso aqui o estilo Bock. Você pode trocar o estilo ou até usar vinho tinto)

20 ml de azeite de oliva ou o óleo da sua preferência

30 g de manteiga

40 g de extrato de tomate

1,5 litro de caldo de carne

Alho picado a gosto

Pápricas a gosto – uso a páprica defumada e a picante

Ervas finas, como louro, tomilho e alecrim, a gosto

Sal e pimenta do reino

Modo de preparo:

Comece refogando bem a cebola com o azeite e a manteiga. Adicione o alho e refogue novamente. Aí acrescente o extrato de tomate, as pápricas, as ervas frescas e misture. 

Continua depois da publicidade

Coloque a carne, misture bem e deixe ela ir dourando. Use a cerveja para deglacear, aproveitando aquele douradinho que fica no fundo da panela para ir caramelizando a carne. Adicione o restante da cerveja, o caldo e deixe cozinhar por cerca de 1h, até o caldo reduzir e o molho estiver grossinho. Essa quantidade rende bem, e como o cozimento é mais lento, gosto de fazer o Goulash e depois fazer potinhos para congelar. Agiliza nos almoços do dia a dia =)

 Enquando isso, prepare o Spätzle para acompanhar.

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo

2 ovos

125 ml de água

Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Para dourar, uso manteiga, queijo ralado e tempero verde

­

­

Modo de preparo: 

Tempere a farinha de trigo com o sal, pimenta do reino e a noz moscada. Adicione os ovos, comece a bater e vá incorporando a água aos poucos até que a massa esteja lisa e homogênea.

Em uma panela com água fervente temperada com sal, apoie uma máquina de fazer Spätzle (ou um ralador, uma escumadeira, um escorredor de macarrão – acredite, sempre dá para fazer com algum truque caseiro hehehe) e vá pingando a massa na água quente.

Continua depois da publicidade

As gotinhas do Spätzle vão caindo na água e, como nos nhoques, sobem à superfície quando estão cozidas. Use uma peneira ou uma escumadeira para retirá-las da água quente e imediatamente faça um choque térmico dando um banho de água fria na massa. 

Para finalizar, doure o Spätzle na manteiga. Tempere com sal e noz moscada a gosto, adicione tempero verde e queijo ralado. Se você quiser, aumente a receita e faça Spätzle para congelar. Neste caso, depois do choque térmico, regue a massa com um pouco de azeite e embale.

Para servir, faça uma caminha de Spätlze e coloque o Goulash por cima. Decore com tempero verde e sirva bem quente.