nsc
nsc

Lari na Cozinha

Paçoca de pinhão é receita típica serrano perfeita para saborear nos dias de frio

Compartilhe

Larissa
Por Larissa Guerra
02/06/2022 - 13h25 - Atualizada em: 02/06/2022 - 14h42
Receita típica serrana, paçoca de pinhão é uma refeição completa com a cara do inverno catarinense
Receita típica serrana, paçoca de pinhão é uma refeição completa com a cara do inverno catarinense (Foto: Larissa Guerra)

Não sou uma integrante do fandom do inverno, sou muito mais os dias de verão, sol e praia. Mas fato é que não tem nada melhor nesta época do ano do que as comidas de inverno: sopas, cremes, e claro: muitos pratos feitos com pinhão.

E paçoca de pinhão é 10/10, um dos meus pratos preferidos para a vida. Essa receita típica serrana é bem simples de fazer, com poucos temperos, pinhão moído e carnes e defumados. Minha família sempre faz e é um acontecimento: desde o processo de cozinhar e descascar o pinhão até moê-lo e depois preparar tudo no fogão à lenha. 

Escolha ingredientes de qualidade e prepare seu coração: comer paçoca de pinhão no inverno é um caminho sem volta. E um caminho cheio de sabor, afetos e histórias.

Ingredientes (serve de 6 a 8 pessoas):

1 kg de pinhão cozido e descascado

500g de alcatra cortada em cubos

500g de lombo suíno cortado em cubos

1 linguiça calabresa fatiada

350 g de bacon picado

2 cebolas picadas

2 dentes de alho picados

Uma colher de sopa de banha ou a gordura da sua preferência

Sal, pimenta do reino a gosto

Tempero verde a gosto

Modo de preparo:

Tempere as carnes com sal, pimenta do reino e um pouquinho de alho e reserve. Moa o pinhão em um processador ou em um liquidificador ou moedor e reserve.

Em uma panela, comece dourando o bacon. Doure bem e reserve o bacon. Com a gordura que saiu dele, vamos preparar as demais carnes: comece pelo lombo, que precisa de mais tempo de cozimento. Vá cozinhando aos poucos e de vez em quando pingue um pouco de água para deglacear e dar ainda mais sabor à carne. Depois, reserve o lombo.

Doure a alcatra, que precisa de menos tempo na panela: é pá-pum para não ressecar a carne e passar do ponto. Por fim, doure a calabresa. Acrescente a cebola, o restante do alho e vá colocando as carnes de volta na panela. Adicione uma colher de sopa de banha e o pinhão. Misture bem todos os ingredientes, finalize corrigindo o sal e a pimenta do reino e coloque bastante tempero verde. Sirva em seguida - não é necessário nenhum acompanhamento porque a paçoca de pinhão já é uma refeição completa. Mas, se sobrar, fica a dica: use a paçoca como recheio em um pastel. Fica uma delícia.

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Mais colunistas

    Mais colunistas