nsc
    nsc

    Desafio culinário

    Práticas e rápidas, aprenda a fazer três receitas com carne moída

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    25/09/2020 - 13h24
    Chili de carne é uma opção versátil para suas refeições
    Chili de carne é uma opção versátil para suas refeições (Foto: Arquivo Pessoal)

    A carne moída é um dos maiores coringas nas nossas refeições do dia a dia. Serve para preparar diversas receitas, do hambúrguer à almôndega, do molho bolonhesa ao recheio de pastel, passando pelo hackepeter, o chilli mexicano até o quibe. 

    É dos ingredientes indispensáveis na minha cozinha - sempre pode render um prato gostoso e rápido de fazer - o que, convenhamos, é uma baita ajuda naqueles dias em que a gente está na correria ou sem paciência mesmo (um dia vamos falar sobre isso com mals calma).

    Sem falar que carne moída acaba tendo algum apelo sentimental. Ao menos para mim. Minha avó era salgadeira e o recheio de carne moída do pastel dela era o melhor do mundo. Com ovos, azeitonas e tomate, tudo beeeeem picadinho. No almoço de segunda, era comum ter o que meu avô chamava de "Boi ralado", carne moída temperada bem sequinha, acompanhando arroz e batata frita.

    Mas vamos voltar ao presente. Para ter ainda mais sabor e qualidade nas suas receitas, escolha cortes magros, com pouca gordura para fazer molhos, quibe e Hackepeter. Já no caso do hambúrguer, carnes com um pouco mais de gordura ajudam a dar aquela suculência necessária. Por isso que hambúrguer de costela é algo absurdamente gostoso. Se usar uma carne magra para os lanches, faça um blend usando bacon que é sucesso na certa. 

    O bacon também dá um toque defumado ao molho bolonhesa, que tradicionalmente leva lardo, um tipo de embutido típico italiano. O bolonhesa, aliás, tem uma série de truques muito bem pensados pelos italianos para agregar ainda mais sabor ao prato. Vai ser o molho mais saboroso que você já fez na vida. Boas receitas!

    O quibe de forno combina bem com saladas
    O quibe de forno combina bem com saladas
    (Foto: )

    QUIBE DE FORNO

    500g de carne moída

    150 g de trigo para quibe

    250 ml de caldo de legumes ou de carne

    70 g de requeijão

    70 g de muçarela

    1 cebola picada

    Sal e pimenta do reino a gosto

    Hortelã picada

    Salsinha e cebolinha picada

    20 ml de azeite de oliva

    Hidrate o trigo no caldo de legumes. Deixe descansar por 30 minutos. Escorra e reserve. Misture o trigo de quibe hidratado com a carne, a cebola picada, o tempero verde, a hortelã, e tempere com sal, pimenta do reino e regue com um pouco de azeite.

    Coloque a metade da carne em um refratário previamente untado, recheie com o requeijão e o queijo ralado. Cubra com o restante da carne e leve ao forno a 180 °C por 25 minutos. Sirva em seguida. Saladas de folhas verdes são um bom acompanhamento.

    O molho bolonhesa é base para lasanha e fica uma delícia com massas
    O molho bolonhesa é base para lasanha e fica uma delícia com massas
    (Foto: )

    MOLHO BOLONHESA

    300 g de carne moída

    1 cebola picada

    Meia cenoura picada

    1 talo de salsão picado

    50 g de bacon picado

    Folhas de louro, tomilho, alecrim

    1 lata de tomate pelado

    100 ml de vinho branco

    100 ml de leite

    20 ml de azeite de oliva

    Noz moscada, sal a gosto e pimenta do reino a gosto

    Refogue a carne com um pouco de azeite. Adicione a cebola, a cenoura, o salsão, o bacon e a folha de louro e refogue novamente. Adicione o vinho branco e deixe evaporar. Adicione o leite e deixe evaporar. Tempere com sal, pimenta do reino e a noz moscada. Acrescente o tomate pelado batido e deixe cozinhar em fogo baixo, deixando o molho reduzir. 

    Com este molho, você pode preparar uma lasanha ou servi-lo apenas com uma boa massa.

    CHILI DE CARNE

    300 g de carne moída

    100 g de feijão cozido

    1 cebola picada

    1 dente de alho picado

    2 tomates sem pele e sem semente picados

    Cominho a gosto

    Pimentas a gosto

    Sal e pimenta do reino a gosto

    Coentro ou tempero verde a gosto

    Refogue a carne moída com um pouco de azeite, adicione a cebola e o alho e refogue de novo. Adicione o tomate, refogue de novo. Em seguida adicione o feijão - o ideal é usar o feijão vermelho, mas não é nenhum pecado aproveitar aquele feijão preto do dia a dia nesse prato. Não seja tímido com os temperos: chilli bom é chilli bem temperado, com bastante cominho, pimentinhas, coentro e tempero verde. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 30 minutos e pronto. 

    E chilli de carne vai muito bem com nachos e guacamole. Faça o guaca com um abacate, cebola, tomate picado, muito suco de limão, um toque de pimenta e folhas de coentro. Eu sei, tem gente que não gosta de coentro. Que Deus perdoe essas pessoas ruins, porque eu amo e o meu guacamole é #coentrosim

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas