Bob Marley, um dos maiores gênios da música mundial, nos deixou há 40 anos. Em 2012, a então presidente Dilma Roussef sancionou a lei que institui o Dia nacional do Reggae, exatamente na data que marcou a morte de Bob Marley. Em 1980, o cantor foi diagnosticado com melanoma lentiginoso acral, um dos vários tipos de melanoma, que se desenvolveu na unha do dedão do pé.
Continua depois da publicidade
Em 1981, o cancro espalhou-se para o cérebro, pulmão e estômago. Marley tentou passar seus últimos dias de vida em sua casa na Jamaica, entretanto precisou ser hospitalizado em Miami, onde faleceu no dia 11 de maio de 1981, aos 36 anos.
Conheça a casa de Bob Marley na Jamaica!
Clássicos da Disney na próxima live da Camerata Florianópolis
O balanço e as boas mensagens cantadas pelo jamaicano tomou conta do mundo todo, influenciando inúmeras gerações. Sua banda The Wailers, criada em 1962 e que contava com outra lenda, Peter Tosh, ainda circula em tour around the world.
Robert Nesta Marley, nome de batismo de Bob, nasceu no dia 6 de fevereiro de 1945 num vilarejo chamado Nine Miles, na Jamaica. O local atualmente pertence a família do cantor. Próximo de lá, está o Monte Zion Rock, lugar usado por Bob para meditar.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Em 2016 tive o prazer de conhecer a casa de Bob Marley. A atmosfera e a essência do cantor ainda dominam o local. Já na entrada alguns rastafáris oferecem maconha aos visitantes. Apesar da erva não ser liberada no país, a cultura da erva prevalece por lá.
Em Floripa, o reggae é um dos sons com maior identificação dos nativos. Lugares como Campeche e Lagoa da Conceição trazem a essência do som jamaicano. A principal banda da cidade, o Dazaranha, bebeu intensamente nesta fonte para criar seu próprio dna musical.
Mauro Branco, percussionista e produtor da banda Congah, que surgiu no ano de 2017 em Florianópolis, reuniu vários músicos com o mesmo objetivo, homenagear Bob Marley. No mesmo ano, Branco teve a ideia de juntar amigos músicos para um espetáculo de reggae orquestrado. Juntamente com outro gigante da cultura local, o maestro Jeferson Della Rocca, juntaram as forças e criaram o espetáculo Marley in Camerata, evento esse que homenageou o artista jamaicano em 11 espetáculos lotados no Teatro do CIC. O projeto também teve uma edição especial na Avenida Beira Mar sem cobrança de ingressos – para mais de 20 mil pessoas num dia épico – organizado pela competente produtora catarinense Eveline Orth.
Com o sucesso do projeto, a Congah continuou homenageando o rei do reggae, porém em versões menores. O Marley Concert passou por várias casas de shows, eventos particulares, alegrando e contribuindo com a cultura local. O último espetáculo foi ano passado no modelo drive in no Stage Music Park.
Continua depois da publicidade
Bob Marley é uma lenda, com suas ideias de unir povos e espalhar o amor e a paz mundial. Esse sim seria o melhor vírus que deveria se espalhar entre nós!
Viva Bob Marley! Viva o Rei do Reggae!