Navegue por

publicidade

Livro

O Mal 1

Compartilhe

Por Marcelo Fleury
16/04/2018 - 06h00 - Atualizada em: 16/04/2018 - 06h00

Tenho um amigo. Uma referência em que tento me inspirar, desde que virei jornalista: chama-se David Coimbra. Lançou um livro agora cujo título é “Hoje eu venci o câncer.”

Começa assim: “Quando descobri que ia morrer, decidi escrever este livro”.

David teve câncer com metástase. Ele conta isso. E diz que sua avó, como era comum à época, não dizia a palavra câncer. Chamava-o de “doença ruim”, da qual morreu.

David foi cobaia de um tratamento inovador, desses em que testam novas drogas. Cinco anos depois, está vivo, bem e mais sagaz do que nunca. Leia-o.

O Mal 2

Há outro livro que explica tudo sobre o assunto: chama-se “O Imperador de todos os males”. É uma espécie de biografia do câncer, desde a época que não o chamavam de câncer.

Diz Siddhartha Mukherjee, médico de origem indiana, autor do livro:

“Talvez não se possa desconectar de nosso corpo o câncer, o fragmentário, fecundo, invasivo, adaptável irmão gêmeo dos nossos fragmentários, fecundos, invasivos, adaptáveis genes e células. Pode ser que o câncer defina o inerente limite exterior de nossa sobrevivência. Quando nossas células se dividem, nosso corpo envelhece e as mutações se acumulam inexoravelmente em cima de mutações. O câncer pode, muito bem, ser a estação terminal de nosso desenvolvimento como organismo”.

Mukherjee é um dos maiores oncologistas do mundo. E um grande escritor. Leia-o também

Veja também: A hora e a vez do PSDB O produto é você O longo prazo do discurso de ódio A trilha

Leia mais publicações de Marcelo Fleury

Deixe seu comentário:

Marcelo Fleury

Jornalista, Marcelo Fleury trata de assuntos do cotidiano e política, com olhar crítico sobre os fatos em Santa Catarina e no Brasil. Esta coluna deixou de ser atualizada. Conheça todos os colunistas do NSC Total em: https://www.nsctotal.com.br/

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação