nsc
nsc

Novidade

Florianópolis vai produzir energia a partir do lixo e do esgoto

Compartilhe

Mário
Por Mário Motta
04/01/2018 - 07h17 - Atualizada em: 04/01/2018 - 07h22
Miriam Zomer/Agência AL
(Foto: )

Abri 2018 na Rádio CBN Diário entrevistando o empresário Jaime Ziliotto, coordenador do Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes). E o assunto foi a entrega ao presidente da Celesc, Cleverson Siewert, de um protocolo de intenções para a implantação de projeto voltado ao reaproveitamento de resíduos orgânicos e esgoto como fontes de biogás para geração de energia. Além do Comdes, que reúne 40 entidades da região metropolitana, assinam o documento a prefeitura da Capital, a Autarquia de Melhoramentos da Capital (Comcap), a Casan e a Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis (Suderf).

A proposta segue duas linhas: a primeira prevê a construção de sistema de geração de eletricidade na estação de tratamento de esgoto (ETE) de Canavieiras; A segunda propõe a implantação de planta geradora de eletricidade por meio de biogás procedente dos resíduos sólidos orgânicos da coleta urbana de lixo no norte da Ilha. Outro ponto proposto pela iniciativa é descentralizar a disposição final do lixo, com a criação de três locais para receptação, no Centro e nas regiões norte e sul da Ilha. Apenas ao melhorar a logística da coleta de resíduos na Capital, a Comcap já economizaria 30% do que gasta hoje ao recolher o lixo.

Já existem projetos pilotos semelhantes em vários pontos do país e, caso funcione bem em Florianópolis, a ideia poderá ser replicada pelo Estado. Esse é o caso de uma usina de Itajaí, que desde 2014 gera energia suficiente para abastecer população de aproximadamente 14 mil pessoas através do com biogás. É o futuro batendo às portas.

Leia mais da coluna de Mário Motta​​​

​​​​Acompanhe dicas e vagas de emprego no Espaço do Trabalhador na Hora​​​​​

Leia também:

Professor indígena morre após agressão no Litoral Norte

PM fecha bingo clandestino dentro de apartamento em Balneário Camboriú

Mário Motta

Colunista

Mário Motta

Informação de relevância e opinião sobre o que acontece na Grande Florianópolis com todo o carisma e credibilidade de Mário Motta.

siga Mário Motta

Mário Motta

Colunista

Mário Motta

Informação de relevância e opinião sobre o que acontece na Grande Florianópolis com todo o carisma e credibilidade de Mário Motta.

siga Mário Motta

Mais colunistas

    Mais colunistas