O Tribunal de Contas do Estado decidiu suspender o edital de construção da marina de Florianópolis na Beira Mar Norte. Decisão do conselheiro Luiz Eduardo Cherem, alegando que a Prefeitura da Capital, responsável pelo edital e pela futura concessão à iniciativa privada, deixou de cumprir exigências contidas na licitação.
Continua depois da publicidade
O prefeito Gean Loureiro tinha expectativa de completar a concorrência ainda nesta temporada. Duas empresas com larga experiência no setor já haviam manifestado interesse em participar da construção da marina.
Isto significa que este projeto fundamental para Santa Catarina sofre novo atraso. Um empreendimento vital para desenvolver o turismo em Florianópolis. A obra seria totalmente custeada pela iniciativa privada.
A capital já teve projeto moderno, ecológico e de caráter público de uma marina com complexo hoteleiro e turístico na Ponta do Coral. Grupos minoritários de ecologistas acionaram o Ministério Público Federal e impediram a execução do projeto. Seria totalmente privado, gerando empregos, elevando a receita pública da prefeitura e do governo e dando uma nova paisagem na capital, que continua de costas para o mar.
A maior prova de que o público local e os visitantes priorizam programas marítimos vem sendo dada todos os anos no balneário de Canasvieiras. As escunas que atuam ali registram o maior sucesso de público. São 16 escunas que partem todos os dias do trapiche municipal levam milhares de pessoas, famílias inteiras daqui, de outros estados e do exterior.
Continua depois da publicidade
Florianópolis permanece isolada também na politica de cruzeiros marítimos. O litoral catarinense tem vários equipamentos. Balneário Camboriú tem um moderno terminal de recepção de navios de cruzeiros, elogiado por todos os comandantes e visitantes. Itajaí está recebendo embarcações de cruzeiros pela primeira vez na atual temporada. São Francisco do Sul vai receber o primeiro navio no dia 14 de janeiro. Penha prepara-se para ter seu terminal.
E a capital catarinense, que carece de empreendimentos, nada oferece.
Quem quiser saber da importância atual de cruzeiros que pesquise a internet. Todas as operadoras estão lançando modernos e gigantescos navios em todo o mundo. Até a China está investindo em terminais.
E nós aqui na Ilha ficamos a ver navios.