nsc
    nsc

    Robô Da Vinci para cirurgia robótica vai ser exibido no Hospital SOS Cárdio

    Compartilhe

    Por Moacir Pereira
    24/11/2019 - 09h04

    O Hospital SOS Cárdio vai apresentar neste segunda-feira, dia 25, as 19 horas, aos médicos da capital, o simulador do robô Da Vinci, para demonstração virtual de cirurgia robótica. Considerado um dos métodos menos invasivos existentes, de extrema precisão e grandes benefícios a pacientes e médicos, a cirurgia robótica está crescendo de forma muito rápida em todo o mundo e também no Brasil, mas ainda não é oferecida na capital do estado. 

    A simulação do robô acontecerá junto à palestra do cirurgião Gustavo Cardoso Guimarães, diretor do IUCR – Instituto de Urologia, Oncologia e Cirurgia Robótica, coordenador geral do Departamento de Cirurgia Oncológica e coordenador do Programa Robótico da Beneficência Portuguesa, de São Paulo. Após essa apresentação, os médicos poderão participar da simulação, com horário previamente agendado.  A coordenação do trabalho é do urologista  catarinense Aguinel José Bastian Junior.  

    O robô cirúrgico é hoje a tecnologia mais avançada existente, com grande potencial nas especialidades de urologia, oncologia, ginecologia, cirurgia do aparelho digestivo, cardíaca, da cabeça e pescoço. Ele amplia a imagem do campo cirúrgico em visão tridimensional, possibilitando diversos movimentos articulados pelo cirurgião. Por ser menos invasiva, a cirurgia possibilita inúmeras vantagens ao paciente: menos traumas ou complicações, sangramento reduzido, menor tempo de internação e retorno às atividades normais antecipadamente.

    É o médico que comanda a cirurgia, por meio de controles com rotação de 360 graus. Um dos braços do robô é equipado com uma câmera que gera imagem em alta definição, em 3D e com a ampliação de até 20 vezes. É como se a mão do médico estivesse na região do corpo a ser operada. Com ampla precisão, a tecnologia elimina qualquer tremor, alcançando lugares em que a mão do cirurgião não conseguiria atuar com tanta eficiência.

    Leia as últimas notícias do NSC Total

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas