nsc
nsc

Oportunidade

Tribunal de Justiça anuncia concurso com 192 vagas em cartórios de todo Estado

Compartilhe

Por Moacir Pereira
23/01/2019 - 03h00 - Atualizada em: 23/01/2019 - 10h55
Concurso público
(Foto: )

Tribunal de Justiça do Estado publicou edital de concurso para preenchimento de 192 vagas para serviços notariais e registrais em dezenas de cartórios do Estado. O prazo de inscrições será aberto em 11 de março.

Por sua vez, a Secretaria da Fazenda está publicando a relação dos candidatos classificados no concurso de auditor fiscal. São 114 os aprovados na primeira relação e cerca de 70 em listas específicas de técnicos.

Tem candidato

Mauro Mariani e outras lideranças políticas.
(Foto: )

O presidente estadual do MDB, deputado Mauro Mariani, encontrou-se na terça-feira em Florianópolis com os deputados Carlos Chiodini (MDB) e Vicente Caropreso (PSDB), o prefeito de Jaraguá do Sul, Antidio Lunelli (MDB), o presidente da Associação dos Produtores de Energia, Gerson Berti, e outras lideranças. Na ocasião, Mariani reiterou que não mais concorrerá à eleição e que considera o senador Dário Berger (MDB) o nome mais forte para presidir o diretório estadual do MDB.

A convenção estadual será em maio.

Empresas

Será realizada hoje, às 9h, a assembleia geral da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri).  Informações do Centro Administrativo indicam que o presidente Luiz Ademir Hessmann deverá permanecer na presidência. 

Às 14h, haverá assembleia da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc), para eleição do novo conselho de administração, a ser presidido pelo secretário da Agricultura, Ricardo de Gouvêa. Logo em seguida, a definição da nova diretoria, permanecendo na presidência o médico veterinário Luiz Alberto Faria.

Fake news

Ao assumir como juiz titular do TRE, o desembargador federal Celso Kipper destacou o pioneirismo da Justiça Eleitoral de Santa Catarina em várias iniciativas, como a adoção do voto eletrônico. Destacou nas eleições de 2018 a instituição de um Comitê Consultivo da Internet para combater as fake news, considerado modelo no Brasil. E alertou: 

– Os estudos devem continuar para que em 2020 possamos dispor de métodos e formas de atuação mais atualizados para evitar ou minimizar os efeitos das notícias falsas que, em eleição municipal, podem ser devastadores.

Agricultura

O engenheiro agrônomo Ricardo Miotto Ternus é o novo secretário adjunto da Agricultura. Natural de São Ludgero, atualmente é o gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, empresa em que atua há vários anos. Com doutorado na área, é um dos quadros mais qualificados na estatal agrícola.

TRT fora

O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) não apoiou, incentivou ou participou, enquanto instituição, do ato em defesa da Justiça do Trabalho. O esclarecimento é da presidente do Tribunal, desembargadora Mari Eleda Migliorini, preocupada com leituras apressadas de que tenha havido envolvimento, eis que o ato aconteceu na sede daquela corte. 

Ao contrário, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o TRT-SC emitiram notas contra os atos. Alegaram falta de ato concreto, existência de canais de diálogo entre os Poderes e preservação de condições para um debate produtivo e técnico.

A verdade

O assistente do presidente da Celesc, Eron Kuster, está aguardando a formalização de sua demissão no cargo que ocupa há mais de sete anos na empresa. Ele teve, sim, confirmação do próprio presidente Cleicio Poleto Martins de que continuaria na estatal, conforme reunião que teve testemunhas, como o ex-presidente Cleverson Sievert.

Uma servidora, “coach” contratada pela nova gestão, é que comunicou a degola, depois de pedir a presença na Celesc do deputado Júlio Garcia (PSD) e do conselheiro do TCE, José Nei Ascari.

Curtas

* O prefeito da Capital, Gean Loureiro (MDB), nomeou o jovem advogado Paulo Roberto Silveira de Borba  presidente do Tribunal Administrativo Tributário de Florianópolis. Filho do ex-presidente da OAB-SC, João de Borba, Paulo atua no órgão há dois anos.

* A secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart, informa que a Capital tem hoje 459 moradores de rua cadastrados. Eram 800 em 2017; 510 retornaram às suas cidades.

* Circulando em todo o Estado a revista Verão 2019, da Arquidiocese de Florianópolis, com 50 mil exemplares. Traz o Roteiro dos Santuários e 11 depoimentos de cristãos católicos em diferentes áreas profissionais.

Colunista

Moacir Pereira

Informações da política catarinense e também sobre os meios empresarial e jurídico. Esta coluna deixou de ser atualizada. Conheça todos os colunistas do NSC Total em: https://www.nsctotal.com.br/

siga Moacir Pereira

Colunista

Moacir Pereira

Informações da política catarinense e também sobre os meios empresarial e jurídico. Esta coluna deixou de ser atualizada. Conheça todos os colunistas do NSC Total em: https://www.nsctotal.com.br/

siga Moacir Pereira

Mais colunistas

    Mais colunistas