O assunto do momento no mundo do vinho, que bombou a semana toda e virou trending topic, foi sobre uma pesquisa publicada em Taiwan. Cientistas da Universidade de Medicina da China descobriram que os taninos do vinho podem inibir as duas enzimas-chaves do vírus que causa a Covid-19.
Continua depois da publicidade
> Estudo indica como vírus se espalha em uma sala de aula
Uau, para tudo! Mas calma, na verdade não é bem assim, fui buscar informações com quem entende do assunto. Em conversa com o médico clínico Dr. Fábio Cardoso, ele explicou alguns detalhes sobre a polêmica.
> O vírus está nas roupas, nos sapatos, no cabelo ou no jornal?
“A pesquisa tinha como objetivo identificar compostos de origem natural que possam ter algum efeito sobre o Coronavírus 2 (SARS-COV-2). A identificação de substâncias e drogas que possam controlar ou até inibir a infecção por coronavírus e seus sintomas é uma área de investigação, importante durante a pandemia atual. E a busca têm sido em todos os campos (vide a cloroquina, entre outras). Se fez isto na epidemia de H1N1 e em qualquer outra doença infecciosa nova.”
Continua depois da publicidade
Segundo o Dr. Cardoso, no estudo taiwanês, o tanino – substância orgânica presente no vinho e em outras fontes (que atua nas plantas como mecanismo de defesa contra pragas e predadores) – mostrou capacidade inibitória forte sobre o vírus que causa a Covid-19, mas nos estudos em laboratório, não em pessoas ou animais. Os taninos são facilmente encontrados em frutas como bananas e uvas, bem como em vinho, chá e vegetais.
> Dicas para se prevenir do novo coronavírus
É um estudo inicial, mas que vale para apontar pesquisas futuras e no momento atual, fomentar boas discussões em mesas de bar mundo afora, infelizmente.

Então resumindo para não deixar dúvidas:
1 – Taninos inibem o Coronavírus em laboratório? Sim, o estudo mostrou este efeito.
2 – O consumo de alimentos e bebidas com tanino pode inibir o Coronavírus de causar infecção? Não existem estudos para comprovar essa hipótese. Logo, essa afirmação não é verdadeira.
Continua depois da publicidade
3 – Beber vinho diminui a chance de infecção pelo Covid? A resposta é a mesma para a pergunta anterior. Ainda não há nenhum estudo conclusivo, logo, a afirmação também não é verdadeira.
> Site especial: saiba tudo sobre coronavírus
Estamos longe de decretar que beber vinho inibe o Covid. Distanciamento social, uso de máscaras e higienização de mãos, objetos e ambientes são ainda a melhor forma de se proteger, enquanto a vacina não chega.
O vinho? Que seja moderado e por prazer. Saúde!