Afinal, o que é um “Lab”? E para que serve o “Lab” dentro de uma empresa? Bom, antes de mais nada, é preciso entender que as empresas que querem inovar, precisam difundir uma cultura aberta à experimentação de ideias entre os colaboradores. Afinal, a inovação é feita por pessoas e para pessoas. Em uma pequena empresa, ou em uma startup de tecnologia, esse processo pode ser muito natural.
Continua depois da publicidade
No entanto, em empresas tradicionais e em grandes corporações, o processo de inovação tende a ser bem mais complexo. Departamentalização, burocracia e níveis hierárquicos são elementos que muitas vezes acabam engessando o pensamento criativo e o desenvolvimento de novas soluções inteligentes nas organizações.
Visando trazer uma nova perspectiva – alinhada à nova era digital – para dentro de suas estruturas, diversas empresas do Brasil e do mundo estão investindo em práticas de inovação aberta. Uma das principais estratégias adotadas neste sentido, é a criação de Laboratórios de Inovação corporativa, os Labs.
LABS DE INOVAÇÃO
Com o objetivo de trazer mais agilidade e autonomia na implementação de soluções, os Labs são formados por equipes multidisciplinares com foco no desenvolvimento e aplicação de tecnologia para gerar novos negócios. Suas estruturas geralmente são descentralizadas da sede da empresa, o que cria um ambiente propício à experimentação e à criatividade, sem os entraves do dia a dia.
Outra característica marcante dos Labs é o intenso relacionamento com o ecossistema de inovação, em especial com as startups. É a 4ª onda da inovação, que leva as companhias a trabalharem em parceria com startups, objetivando melhorar sua performance, utilizando tecnologia para alavancar seu potencial ou criar novos produtos e serviços inovadores.
Continua depois da publicidade
O ecossistema de inovação de Santa Catarina tem se destacado nacionalmente quando se trata de interação entre os atores. Nos últimos anos, importantes corporações abriram Labs no Estado, como exemplos a WEG, Engie Brasil, Marisol, Ambev, Unimed Brasil e, claro, aqui na NSC Comunicação. Instituições de apoio ao empreendedorismo inovador, como a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), Darwin Statups e Sapiens Parque, criam um terreno fértil para a inovação, a criatividade e, principalmente, a colaboração.
>Empresas de SC são destaque no ranking das melhores de TI para trabalhar no Brasil
NSC LAB
O NSC Lab, Núcleo de Experimentação Digital da NSC Comunicação, é um espaço integrado ao ecossistema de inovação Impact Hub Floripa, na ACATE. Atualmente, o NSC Lab conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, composta por 12 profissionais. São programadores, Desenvolvedores full Stack, UX / UI, cientistas de dados, designers, pesquisadores e profissionais de marketing, produto e negócios.
Alexandre Bernardes, gerente do núcleo digital da NSC, destaca que o Lab mantém constante interação com todos os setores da empresa e com o ecossistema. A atividade do Lab é dividida em 3 pilares: cultura digital, novas perspectivas para o negócio e novos negócios para a era digital.
Cultura Digital: pilar focado na mudança do mindset de toda a estrutura da empresa, em especial na forma como as lideranças estimulam e conduzem o processo de inovação. Em paralelo são implementadas metodologias ágeis, experimentação de ideias e tecnologias, cultura do erro (entendendo o erro como um processo de aprendizado) e as tomadas de decisões baseadas em dados.
Continua depois da publicidade
Novas perspectivas para o negócio: pilar que foca na melhoria dos canais atuais, alinhando os produtos e as plataformas existentes com a visão de futuro da empresa. São implementadas tecnologias de ponta para entregar mais valor e conteúdo personalizado de maneira simples e intuitiva ao público.
Novos negócios para a era digital: investir em soluções que não se conectam diretamente ao core business da empresa é umas das premissas que a NSC vem adotando para alcançar inovações disruptivas. Além da atuação no desenvolvimento e experimentação de tecnologias digitais, o NSC Lab apresenta forte atuação no relacionamento com o ecossistema, em especial com as startups. Neste sentido, parte da equipe se dedica a prospectar startups com modelos de negócios inovadores, com alto potencial de mercado para a realização de parcerias/investimentos.
*Ramon Cardeal Silva para o NSC Lab