A duplicação dos 73 quilômetros da BR-470 entre Navegantes e Indaial, no Vale do Itajaí, deve ser enfim concluída até o último trimestre de 2026. A nova – dentre tantas – estimativa foi apresentada pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina (DNIT-SC), Alysson de Andrade, em conversa com empresários de Blumenau no fim da tarde desta segunda-feira (30).
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Mais do que dar um prazo para os que aguardam há uma década pela obra, Andrade sugeriu que dinheiro, agora, não é mais um problema. Para finalizar o traçado, bastam, nas contas do superintendente, cerca de R$ 250 milhões: metade disso em 2025 e os outros R$ 125 milhões em 2026.
— Se tiver o orçamento de 2024 (cerca de R$ 120 milhões já medidos) para 2025 e 2026, dá e sobra — pontuou Andrade no encontro.
Em uma década, duplicação da BR-470 já ficou R$ 700 milhões mais cara
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O representante do DNIT-SC se valeu da lógica financeira para defender que o novo prazo é factível. Só em 2023, o montante aplicado na BR-470 foi de cerca de R$ 250 milhões, o que provocou a abertura de novas frentes de duplicação. Bastaria repetir essa quantia em dois anos. Segundo o superintendente, o projeto de lei orçamentária anual do governo federal para 2025 já prevê R$ 101 milhões para a rodovia, muito próximo do que ele considera “ideal”. O valor ainda pode ser turbinado com emendas e articulação política.
Em setembro, o órgão federal avançou na desapropriação de imóveis para dar sequência às obras entre Blumenau e Indaial. Dos 60 processos em negociação, 41 terminaram em acordo (onde foram destinados R$ 14,5 milhões), oito foram suspensos para avaliação posterior e 11 serão alvo de decisão judicial. Além de abrir caminho em terra, o DNIT-SC também negocia com a SCGás a realocação de seis quilômetros de tubulação de gás natural para a continuidade dos trabalhos de duplicação.
O diretor técnico e comercial da empresa, Tiago Cabral, também esteve no centro empresarial de Blumenau nesta segunda para tratar do assunto. Ele destacou que em alguns trechos por onde passa essa tubulação o remanejamento está em vias de ser concluído. Em outros pontos, o DNIT-SC precisaria providenciar detonação de rochas para que o serviço possa ser feito. Há ainda dependência de licitações em alguns casos.
Além das desapropriações, este é o principal obstáculo para que as obras de duplicação acelerem entre Blumenau e Indaial. Os lotes 3 e 4, que cruzam as duas cidades, são hoje os mais atrasados, com menos de 57% e 62% de execução, respectivamente. Neste traçado, por exemplo, está o viaduto do Badenfurt, que liga Blumenau ao acesso de Pomerode. A conclusão dessa estrutura, antes prevista para até o fim de 2024, deve ficar para março de 2025.
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— Eu sei que não é a velocidade que vocês gostariam, mas as coisas estão acontecendo — garantiu Andrade aos empresários.
Viadutos
No lote 1, em Navegantes, ainda há dois viadutos em construção, nos km 2 (que deve ficar pronto ainda em 2024, segundo Andrade) e 4 (que fica para meados do ano que vem). Outros dois viadutos também estão em obras nos km 35 (previsto para 2025) e 39 (que deve ser concluído ainda em 2024), já no lote 2. Estes dois trechos estão com mais de 90% das obras concluídas.
Já no lote 3, são quatro viadutos em construção entre os km 45 e 57 e outros dois a iniciarem nos km 52 e 54. Enquanto isso, o lote 4 tem três viadutos que ainda não começaram a ser construídos, nos km 59, 62 e 64, além de outro em construção, no km 70.
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