A prometida e aguardada primeira aceleradora de startups de Blumenau está prestes a sair do papel. A Spin, de Jaraguá do Sul, vai abrir um escritório regional na cidade ainda neste mês. O evento de lançamento está marcado para o dia 22.

Continua depois da publicidade

​​Curta Pedro Machado no Facebook​​​​​​

Leia mais publicações de Pedro Machado​​

A estrutura funcionará na Offcina Coworking e vem com o objetivo de aproximar empresas nascentes de base tecnológica a potenciais investidores. O blog já havia antecipado que a expansão da Spin, que também já está em Joinville, incluiria o Vale.

Como nas outras duas unidades, a Spin vai ter um olhar mais apurado para startups que tragam soluções para indústrias de segmentos tradicionais da região, explica Benyamin Fard, um dos idealizadores da proposta.

Continua depois da publicidade

O modelo funciona assim: a empresa abre rodadas de aceleração e recebe inscrições. Os empreendedores escolhidos recebem consultoria e mentoria. Um processo seletivo aponta aqueles mais atrativos, que são colocados em contato com uma rede de investidores, normalmente pessoas físicas dispostas a fazer aportes e diversificar negócios.

Criada em 2017, a Spin acelerou 11 startups nas duas primeiras rodadas – outras estão no meio do processo. Pelo menos duas delas já receberam investimentos externos e outras duas seguem o mesmo caminho.

— A gente apoia as startups na fase inicial para que elas alcancem maiores patamares de investimento depois — resume Fard.

A chegada da aceleradora a Blumenau ajuda a combater um dos grandes gargalos do mercado local de tecnologia, que é justamente a dificuldade que empreendedores têm de acessar recursos para fazer novas ideias deslancharem.

Continua depois da publicidade

Aliás

A Spin lança nesta quarta-feira, em Jaraguá, uma plataforma online para conectar startups a indústrias e investidores. Batizada de Academy, ela tem foco em educação e busca qualificar esses três tipos de público para ampliar a geração de negócios entre eles.