Sucesso de público em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, o complexo turístico Cidade Zaandam, inspirado na Holanda, será replicado em Santa Catarina. Os responsáveis pelo empreendimento no Rio Grande do Sul têm planos para implantar atração semelhante em Blumenau. A coluna antecipou em primeira mão na última semana o interesse de investidores em construir uma vila holandesa na cidade.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Segundo Jerusa Schroeder, gerente de marketing do complexo, a ideia é avançar nas tratativas com a prefeitura e definir a localização do futuro empreendimento – a primeira ideia é de uma área próxima à Vila Germânica, para aproveitar o fluxo de turistas – ainda em 2022, para então começar as obras em 2023. Como o projeto na Serra Gaúcha servirá de base, a estimativa inicial é de um investimento de R$ 10 milhões.

Em Nova Petrópolis, a Cidade Zaandam recebe em média 30 mil pessoas por mês desde que abriu as portas, em outubro de 2020. No espaço de 1,6 mil metros quadrados de área construída – 2,6 mil no total –, inspirado nas típicas casas coloridas holandesas, funcionam um empório com doces típicos do país, padaria e confeitaria, restaurante e bar. Também há um biergarten e uma área para crianças, além de apresentações culturais. Por lá uma nova operação gastronômica está sendo preparada para outubro.

Em paralelo, o mesmo grupo está expandindo a experiência da cultura holandesa para Feliz (RS), distante cerca de 35 quilômetros. A cidade receberá uma fábrica de stroopwafel com capacidade diária para produzir 500 mil unidades do biscoito típico e operação prevista para iniciar em 2023. Ali também funcionará um complexo maior com shopping, hotel com 300 quartos, centro de eventos e parque temático. O investimento, também já detalhado pela coluna, deve ser concluído em cinco anos.

Continua depois da publicidade

Confira um vídeo do empreendimento em Nova Petrópolis

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Rede gaúcha de moda acerta patrocínio com a Oktoberfest Blumenau

A ligação do álbum de figurinhas da Copa com uma empresa que está em Blumenau

O que vai prever o projeto de revitalização do antigo porto de Blumenau

Avenida em Blumenau ganhará quarta pista em tentativa para desafogar o trânsito

Destaques do NSC Total