A indústria gráfica de Santa Catarina elevou seu status a potência global com a conclusão da fusão entre a Baumgarten, de Blumenau, e as alemãs Rako e X-Label. A união de forças, anunciada em outubro de 2016, deu origem à All4Labels. Desde aquela época, a direção do novo grupo vinha trabalhando na completa integração entre os três sócios. Pela proximidade entre duas delas, sediadas no mesmo país, o processo começou na Europa para depois avançar para a operação brasileira. O ponto final dessa jornada foi marcado pelo anúncio oficial do encerramento dos trabalhos a funcionários e ao mercado nesta semana.

Continua depois da publicidade

Curta Pedro Machado no Facebook​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

​Leia mais publicações de Pedro Machado​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

— O sonho virou realidade. Hoje a Baumgarten já não é mais blumenauense. É global — comemora o empresário Ronaldo Baumgarten Jr.

A All4Labels já nasceu como terceira maior empresa do mundo no mercado de rótulos impressos, e a primeira entre aquelas de capital fechado. Opera quase 30 unidades – três delas “herdadas” da Baumgarten, em Blumenau, no México e na Argentina – e atende a mais de 5 mil clientes em todo o mundo. Em fevereiro do ano passado, já sob a nova identidade, abriu uma planta na China. No início de julho, comunicou a fusão com outra gráfica, desta vez a italiana Nuceria, dona de quatro fábricas e com experiência no fornecimento de rótulos para marcas de vinhos.

Continua depois da publicidade

Mas o grupo não quer parar por aí. Os Estados Unidos, principal mercado entre os grandes ainda não atendidos, estão na mira. A porta de entrada será por meio de alguma aquisição ou incorporação de uma nova indústria à sociedade, algo que, conforme Ronaldo, pode acontecer ainda em 2018, ou no primeiro semestre do ano que vem.

A finalização da fusão também marca uma nova etapa na carreira do executivo, membro da família que fundou a empresa há mais de um século. O cargo de presidente deixou de existir na Baumgarten e Ronaldo agora ocupa uma das cadeiras do conselho de administração da All4Labels. As operações do grupo na América Latina passam a ser lideradas por Fernando Gabel, que já vinha sendo preparado para a função.