O futuro da Sommerfest Blumenau está em xeque. Pelo menos no formato já conhecido do público. A Secretaria de Turismo e Lazer avalia alterações profundas na festa de verão. Entre elas uma troca de data e até mesmo de nome, com a criação de um novo evento do zero.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

As discussões são embrionárias, mas já acontecem. Uma das avaliações internas é de que a Sommerfest não dá os resultados que se esperava quando foi criada.

— É claro que ela precisa passar por um reposicionamento completo. E nós estamos estudando — diz o secretário Marcelo Greuel.

Greuel fala em “mudanças enormes”, mas que por enquanto estão somente no campo das ideias. A recente visita do secretário e do prefeito Mário Hildebrandt à Oktoberfest de Munique trouxe novas fontes de inspiração, embora a reconstrução da identidade da Sommerfest já esteja no radar há mais tempo.

Continua depois da publicidade

Um dos pontos pacificados é a intenção da Vila Germânica de dissociar a festa da Oktoberfest. Quando surgiu, há cerca de 15 anos, a Sommerfest foi vendida como a “Oktober de verão”. Uma das estratégias era atrair a Blumenau o turista que estava no Litoral catarinense.

Esse “rótulo”, no entanto, já não é mais bem-vindo, ao menos do ponto de vista institucional. Há receio de minimizar ou passar uma impressão errada do que é a Oktoberfest, principal produto turístico da cidade.

A mudança de data também é uma possibilidade mais concreta. Com o prolongamento da programação de Natal até a metade de janeiro, a Sommerfest – ou o novo evento que substitui-la – tende a ser empurrada para fevereiro. Seria um impulso, por exemplo, para a rede hoteleira em um mês de baixo movimento. Em março, já há concurso e festival da cerveja.

O planejamento de revisão deve afetar pouco a edição de 2023, já confirmada – há contratos vigentes para a festa, como os da Spaten e das cervejarias artesanais. Apesar disso, Greuel promete novidades no evento para o próximo ano, ainda guardadas a sete chaves. Uma reformulação maior deve ficar para 2024 em diante.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também​

Estudo para concessão da rodoviária de Blumenau avança, mas licitação fica para 2023

Construção de estacionamento privado na rua da Hering será avaliada em Blumenau

Karsten chega aos 140 anos com choque de gestão liderado por ex-Dudalina

Recorde de rótulos faz Oktoberfest Blumenau ter ares de Festival Brasileiro da Cerveja