nsc
santa

VAI ACONTECER?

Oktoberfest Blumenau 2022; veja a data

A festa foi cancelada por dois anos consecutivos devido à pandemia de Covid-19

23/07/2021 - 10h35

Compartilhe

Brenda
Por Brenda Bittencourt
A Oktobefest Blumenau celebra a tradição germânica
A Oktobefest Blumenau celebra a tradição germânica
(Foto: )

A Oktoberfest Blumenau 2022 já está com data marcada para a próxima edição. A festa que celebra a cultura germânica foi cancelada por dois anos consecutivos devido à pandemia de Covid-19

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Em 2021 a festa foi cancelada a menos de três meses antes da data prevista para acontecer. O anúncio foi dado nesta sexta-feira (23) pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos).

Em 27 de julho de 2020 a festa também foi cancela. A prefeitura anunciou que pela primeira vez a festa não aconteceria. Quase um ano depois, a mesmadecisão se repete. 

Oktberfest Blumenau 2022 qual a data?

Apesar dos cancelamentos devido à pandemia do coronavírus, a nova data para a festa acontecer em 2022 já foi estabelecida e divulgada pela autarquia municipal.

Os novos "dias de folia" estão previstos para acontecer entre 5 e 23 de outubro.No entanto, assim como em 2020, quando a data de 2021 foi anunciada, é possível que um novo adiamento possa acontecer.

Pedido por adiamento da Oktoberfest Blumenau em 2021

No início do mês de julho de 2021, alguns empresários chegaram a sugerir que a prefeitura adiasse para novembro a Oktoberfest Blumenau 2021. Na última semana, um flyer encabeçado pela Associação Vale da Cerveja, e com o apoio de dezenas de cervejarias, fez um apelo para que a festa ocorresse “com segurança”. Não funcionou.

O cancelamento em 2021

A Oktoberfest Blumenau 2021 foi cancelada a menos de três meses da data prevista para a festa ocorrer. A prefeitura decidiu por não fazer o evento. O anúncio foi dado nesta sexta-feira (23) pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Cenário da pandemia, com números de casos e internações ainda altos, infecção por variantes — como a Delta, confirmada nesta terça-feira em SC —, projeções do coronavírus no município e o lento ritmo de vacinação motivaram a escolha.

> Consulte o agendamento da vacina contra a Covid-19 em Blumenau

O cancelamento em 2020

A Oktoberfest 2020 de Blumenau foi cancelada. O anúncio foi feito na tarde de segunda-feira (27) pelo prefeito Mario Hildebrandt em coletiva de imprensa online, quando a prefeitura atualizou medidas restritivas que estavam em vigor no município.

No fim de maio daquele ano, o município já havia anunciado a prorrogação da Oktoberfest de outubro para novembro, em função do coronavírus. Na época, a prefeitura disse que bateria o martelo sobre o futuro da festa até o fim de agosto.

História da Oktoberfest Blumenau

A primeira comemoração da Oktoberfest em Blumenau ocorreu em 1984. Naquele ano, o poder público, empresários e entidades de classe de Blumenau se uniram para idealizar um evento para celebrar a cultura alemã.

A primeira Oktoberfest Blumenau, em 1984
A primeira Oktoberfest Blumenau, em 1984
(Foto: )

O patriotismo e amor pela colonização sempre se manteve vivo na cidade. A festa blumenauense foi inspirada na celebração alemã que ocorre em Munique.

No primeiro ano do evento, a Oktoberfest Blumenau reuniu mais de 100 mil pessoas nos dez dias de festa. Conforme os anos passaram a comemoração cresceu e se consolidou como a segunda maior Oktoberfest do mundo, além de um dos maiores eventos turísticos do país, recebendo mais de 500 mil visitantes anualmente, segundo a organização. 

Todo o evento é envolto das tradições alemãs a muita música, dança, gastronomia típica e chope.

> Copo meio cheio e meio vazio representa sentimento do blumenauense quanto à Oktoberfest

O último desfile, da última Oktoberfest Blumenau

Leia também

​​Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história​​

Caso Evandro: o que aconteceu e as teorias do crime da série na Globoplay​​

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Colunistas