nsc
santa

SÓ EM 2022

Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada

Cenário da pandemia, infecção por variantes da Covid-19 e vacinação ainda lenta motivaram a decisão da prefeitura

23/07/2021 - 09h28 - Atualizada em: 23/07/2021 - 10h41

Compartilhe

Augusto
Por Augusto Ittner
Bianca
Por Bianca Bertoli
Sem bandinhas, sem foliões. Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada pela prefeitura.
Sem bandinhas, sem foliões. Oktoberfest Blumenau 2021 é cancelada pela prefeitura.
(Foto: )

A Oktoberfest Blumenau 2021 está cancelada. A menos de três meses da data prevista para a festa ocorrer, a prefeitura decidiu por não fazer o evento. O anúncio foi dado nesta sexta-feira (23) pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos). Cenário da pandemia, com números de casos e internações ainda altos, infecção por variantes — como a Delta, confirmada nesta terça-feira em SC —, projeções do coronavírus no município e o lento ritmo de vacinação motivaram a escolha.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

Este é o segundo ano consecutivo em que a Oktoberfest Blumenau não é realizada. Em 27 de julho do ano passado, a prefeitura anunciou que pela primeira vez a festa não aconteceria. À época, a cidade vivia a aceleração de casos, o Brasil ainda enfrentava a primeira onda, os números eram desanimadores e não havia qualquer perspectiva para o início da vacinação contra o coronavírus.

Agora, apesar da campanha de imunização ter começado há meses no país, a Comissão de Enfrentamento da Covid-19, que emitiu parecer contrário à realização da festa, entende ainda não haver condições para um evento desse porte. O número de pessoas totalmente imunizadas é baixo e não deve alcançar o percentual mínimo desejado até outubro (acima de 70% de cobertura vacinal).

> Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19?

— A vacinação tem dado certo, mas ao mesmo tempo temos que ter um cuidado em relação a isso. A Oktoberfest aconteceria ao mesmo tempo que aplicação das segundas doses — avaliou o prefeito durante a coletiva.

> Oktoberfest Blumenau 2022 já tem data marcada; confira

Coletiva foi feita na prefeitura e conduzida por Hildebrandt e Greuel
Coletiva foi feita na prefeitura e conduzida por Hildebrandt e Greuel
(Foto: )

Em 2021, a análise é de que o cenário sanitário ainda é instável. Uma pesquisa da Universidade Regional de Blumenau (Furb) publicada com exclusividade pelo Santa mostrou, também, que apesar de entender a importância econômica da Oktoberfest, o morador da cidade teme que ela piore a situação da pandemia em Blumenau.

A definição do cancelamento da Oktoberfest Blumenau 2021 ocorre quase três meses após a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, tomar a mesma decisão. O premiê da Baviera disse em maio deste ano que ainda existia o risco de se “criarem situações caóticas”, já que “aplicar o distanciamento social é praticamente impossível”.

O raciocínio dos organizadores da versão blumenauense da festa não é muito diferente. A prefeitura defende, com base na orientação da comissão, que é importante realizar um evento-teste antes, para ter segurança de passos maiores. 

— O cancelamento na Alemanha reflete diretamente em Blumenau. Foram monitorados países que estavam abrindo os eventos e nós vimos um cenário bastante negativo —disse o Secretário de Turismo, Marcelo Greuel, que estava ao lado de Hildebrandt na apresentação feita nesta manhã.

Hildebrandt revelou que uma Oktoberfest diferenciada, com controle de público, distanciamento e outras medidas de segurança foi cogitada, mas o modelo foi descartado depois de muita discussão.

Data da Oktoberfest em 2022

Última vez que a Oktoberfest ocorreu foi em 2019.
Última vez que a Oktoberfest ocorreu foi em 2019.
(Foto: )

A prefeitura já definiu a data da Oktoberfest 2022: de 5 a 23 de outubro. Todas as expectativas possíveis estão concentradas na próxima edição, que promete ser grandiosa.

Desistência da cervejaria, apelo de empresários

No fim de abril, dias antes de a Oktoberfest da Alemanha tomar uma decisão, a Eisenbahn, cervejaria oficial do evento blumenauense, anunciou que não participaria em 2021 — caso a festa ocorresse. A escolha da Heineken, dona da marca, teve como base o fato de não querer vincular a imagem da empresa a situações que pudessem promover aglomeração.

> Copo meio cheio e meio vazio representa sentimento do blumenauense quanto à Oktoberfest

Com isso, caiu no colo das cervejarias locais uma eventual responsabilidade de produção do líquido que dá razão à festa. Com menos potencial de fabricação, os cervejeiros precisavam de tempo — ou, pelo menos, de uma sinalização quanto à Oktoberfest.

Pedido por adiamento da Oktoberfest Blumenau

No início deste mês, alguns empresários chegaram a sugerir que a prefeitura adiasse para novembro a Oktoberfest Blumenau 2021. Na última semana, um flyer encabeçado pela Associação Vale da Cerveja, e com o apoio de dezenas de cervejarias, fez um apelo para que a festa ocorresse “com segurança”. Não funcionou.

Como está a Covid-19 em Blumenau?

No dia em que anuncia a decisão de não organizar a Oktoberfest Blumenau 2021, a cidade soma 53 pacientes em UTIs com a Covid-19, o que corresponde a um percentual de ocupação de 80,3%. A média móvel de novos casos diários é de 132,9, com 831 casos ativos. Em julho, já são 29 mortes de blumenauenses relacionadas ao coronavírus, com 583 ao todo.

Além disso, dois pavilhões da Vila Germânica — onde ocorre a Oktoberfest Blumenau — são utilizados para ações relacionadas à Covid-19. No Setor 1, próximo ao Biergarten, acontece a campanha de vacinação. Já o Setor 3, próximo ao Parque Ramiro Ruediger, é usado para testagem de moradores que apresentem sintomas da doença.

O último desfile, da última Oktoberfest Blumenau

Como foi o último dia da última vez em que Blumenau viveu o clima da Oktoberfest, antes da pandemia da Covid-19:

Leia também

Secretário ameaça retirar R$ 200 milhões da BR-470: “Cavalo dado não se olha os dentes”

Blumenau doa cloroquina encalhada para outras cidades de Santa Catarina

Calendário de vacinação contra a Covid-19 em Blumenau impõe meta difícil de cumprir

Colunistas