nsc
    nsc

    FESTAS DE OUTUBRO

    Eisenbahn desiste da Oktoberfest Blumenau

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    30/04/2021 - 05h00 - Atualizada em: 30/04/2021 - 06h43
    Eisenbahn
    Marca é a cervejaria oficial da festa desde 2015 (Foto: Divulgação)

    A Eisenbahn desistiu de participar da Oktoberfest Blumenau, caso ela aconteça em 2021. Cervejaria oficial da festa desde 2015, a marca, criada na cidade e que hoje pertence ao Grupo Heineken, já comunicou a decisão à direção da Vila Germânica. 

    O vínculo da cervejaria como principal fornecedora de chope da Oktober venceria após a edição de 2020, mas uma lei federal sancionada em agosto passado abriu caminho para que contratos de eventos afetados pela pandemia fossem prorrogados por mais um ano.

    > Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

    Na prática, a Eisenbahn poderia continuar como cervejaria oficial da Oktoberfest em 2021. Mas abriu mão de exercer o direito, honrando os compromissos financeiros assumidos. À Vila Germânica, a justificativa apresentada foi de que a Heineken tomou uma decisão global de não associar a imagem a eventos que possam promover aglomeração de pessoas.

    A Oktoberfest está prevista para ocorrer entre os dias 6 e 24 de outubro, mas a confirmação da programação depende do cenário da pandemia do coronavírus. A Secretaria de Turismo e Lazer já sinalizou que não irá prorrogar o calendário, a exemplo do que aconteceu no ano passado.

    Em recente entrevista ao colega Evandro de Assis, o prefeito Mário Hildebrandt indicou que o conhecido formato da festa – pavilhões cheios e desfiles com grande público na Rua XV de Novembro – era cada vez menos provável em 2021 diante das incertezas sobre o ritmo da vacinação contra a Covid-19.

    O que se avalia internamente na Vila Germânica é um modelo diferente, mais próximo ao adotado na Sommerfest de 2020, com público reduzido, sentado em mesas e com a presença apenas de cervejarias artesanais da região. Em contrapartida, existe uma preocupação de que esse formato possa minimizar a força da Oktoberfest e descaracterizar o principal produto turístico local. Por isso nada está 100% definido.

    A própria desistência da Eisenbahn praticamente sepulta a possibilidade de a Oktoberfest 2021 acontecer nos moldes tradicionais. É a cervejaria oficial a responsável pela decoração dos pavilhões e pelo fornecimento da maior parte do chope consumido pelos foliões. São atribuições que exigem um poderio financeiro e uma estrutura logística que as marcas locais não têm.

    Oficialmente, há cláusulas do contrato da cervejaria com a prefeitura que seguem valendo, segundo a Secretaria de Turismo e Lazer. A marca, por exemplo, ainda tem obrigações a cumprir, como a publicação de um livro que conta a história da Vila Germânica desde os tempos de antiga Famosc (Comissão Organizadora de Exposições de Blumenau).

    A Eisenbahn também segue com a cessão de uso, até 2025, da área do restaurante localizado no segundo pavimento do Setor 4 da Vila Germânica, construído pela concessionária. Os naming rights do espaço, no entanto, expiraram no final janeiro. Agora, oficialmente, ele já não se chama mais Eisenbahn Biergarten.

    Em paralelo a esse cenário, a Secretaria de Turismo e Lazer prepara o lançamento da licitação que vai contratar a nova cervejaria oficial da Oktoberfest a partir da edição de 2022. O edital está praticamente pronto, mas só será lançado "no momento certo", apurou a coluna. 

    Procurada para comentar a situação e questionada se pretendia voltar à Oktoberfest no futuro, a Eisenbahn respondeu (leia a nota na íntegra abaixo) que optou por não participar da nova licitação, abrindo espaço para que outras marcas ocupem o posto no futuro. A Ambev é uma cervejaria que em um passado recente já sinalizou interesse em retornar à festa.

    O que diz a Eisenbahn

    A Eisenbahn informa que o contrato com a Oktoberfest foi encerrado em comum acordo com a Prefeitura e a companhia optou por não entrar na nova licitação. Sobre um futuro apoio a este importante evento, a companhia estará sempre aberta ao diálogo com iniciativas que sejam positivas para o universo cervejeiro. A marca reitera o carinho com o festival ao longo de todos esses anos e também ao povo de Blumenau que continuará contando com o apoio e incentivo da Eisenbahn na promoção da cultura artesanal.

    Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

    Mais colunistas

      Mais colunistas