A Oktoberfest Blumenau 2021 dificilmente será promovida nos moldes tradicionais, com grande reunião de público na Vila Germânica, desfiles e aglomerações na Rua XV de Novembro. Em entrevista a ser publicada na edição impressa dos jornais da NSC deste fim de semana, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) disse que a incerteza quanto ao ritmo da vacinação contra a Covid-19 já faz a organização pensar em planos alternativos.

Continua depois da publicidade

​> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.​

Em 2020, pela primeira vez, a Oktoberfest foi cancelada devido ao risco de contágio pelo coronavírus. Também como no ano passado, o município prefere aguardar para anunciar qualquer decisão.

— Neste momento, temos três caminhos a serem trabalhos em relação à Oktoberfest. O número 1 é a Oktoberfest tradicional, que está cada vez mais distante. Só vai ser possível com uma quantidade de imunização que ainda não há confirmação se nós vamos atingir no Brasil — analisou Hildebrandt.

O segundo cenário elencado é uma Oktoberfest adaptada à pandemia, com restaurantes e música ambiente, mas sem pista de dança e estímulo a aglomerações. Seria algo entre a Oktoberfest de Munique, na Alemanha, e a Sommerfest, que Blumenau promove no verão (também teve de ser suspensa neste ano). A terceira possibilidade é cancelar a festa outra vez. 

Continua depois da publicidade

Foi o que fez o Rock in Rio, evento que costuma servir de termômetro para a organização da Oktober. O festival no Rio de Janeiro, antes previsto para setembro, foi adiado para 2022. A Oktober de Munique segue prevista para 18 de setembro a 3 de outubro.

Por enquanto, a Oktoberfest Blumenau 2021 está agendada para ocorrer de 6 a 24 de outubro. Motor do turismo blumenauense, o evento injeta cerca de R$ 240 milhões na economia local, segundo estimativa da Secretaria de Turismo e Lazer.

Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.