nsc
    nsc

    Turismo

    Oktoberfest Blumenau 2021 já tem data definida e deve contar com mais ações em bairros

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    26/10/2020 - 09h44 - Atualizada em: 26/10/2020 - 09h51
    Vovô e Vovó Chopão
    Vovô e Vovó Chopão participaram de cerimônia virtual neste domingo (25) (Foto: Reprodução)

    Com show dos Velhos Camaradas e procissão dos monges que conduziram o caneco oficial da festa de volta à Bier Krug, tudo transmitido ao vivo pelas redes sociais, Blumenau encerrou neste domingo (25) uma Oktoberfest diferente. A pandemia do novo coronavírus vetou a celebração dentro dos setores da Vila Germânica, mas por tabela criou um cenário que exigiu medidas até então inéditas para manter a cidade no clima da tradição. E essa experiência será levada em consideração no planejamento da edição de 2021, que já tem data definida: vai acontecer entre os dias 6 e 24 de outubro.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    Uma mudança considerada praticamente certa é a descentralização da festa. A ideia é levar mais ações para outros bairros e não concentrar tudo, ou quase tudo, na região central de Blumenau ou na Vila Germânica. Isso, aliás, já era algo que estava no radar da Secretaria de Turismo e Lazer. Ao impedir que o evento acontecesse em seu palco tradicional e sem grandes aglomerações, a pandemia reforçou que esse é um dos caminhos, diz o secretário Marcelo Greuel:

    — As ações descoladas do Parque Vila Germânica tiveram um impacto muito positivo — conta, acrescentando que até faltaram kits decorativos que foram entregues a bares e restaurantes.

    Greuel projeta o futuro com o natural otimismo que o cargo que ocupa requer, apesar do processo eleitoral em curso que abre possibilidade de troca de governo a partir de 2021. À frente ou não da secretaria no ano que vem, ele já pensa em novidades para a Oktoberfest. Além de intervenções espalhadas pela cidade, fala da necessidade de proporcionar mais experiências ao visitante e remanejar atrações para a faixa horária entre as 11h e 16h, frequentada, segundo ele, por um público de maior poder aquisitivo.

    Exceção feita à data, há poucas confirmações até agora sobre a edição de 2021 do principal evento turístico de Blumenau. Uma delas é o retorno da banda alemã VoxxClub, sucesso de público em anos recentes. A Vila Germânica deve divulgar novidades a conta-gotas nas próximas semanas. Mas uma coisa é garantida: a próxima Oktoberfest terá um componente emocional incomum. Ela desde já tem o status de histórica por representar o retorno da festa após um ano crítico. Comparações ao que aconteceu pós-enchente de 1984 serão inevitáveis.

    Aliás

    Se até outubro de 2021 as concessões de espaços de lazer como o Museu da Cerveja, as praças Dr. Blumenau e Victor Konder e o Frohsinn saírem de fato do papel, Blumenau terá uma nova perspectiva de roteiro turístico.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas