nsc
    nsc

    FESTAS DE OUTUBRO

    Oktoberfest Blumenau: campanha cita enchente de 1984 e quer manter cidade no clima da festa

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    02/10/2020 - 10h08 - Atualizada em: 02/10/2020 - 12h11
    Campanha Oktoberfest
    Ações fazem referência à capacidade da cidade em superar desafios (Foto: Divulgação)

    Sem folia nos setores da Vila Germânica, mas com a lembrança da festa no dia a dia nas ruas, em bares, restaurantes, comércio e hotéis. Uma campanha apresentada na manhã desta sexta-feira (2) pela Secretaria de Turismo e Lazer quer manter vivo o clima de Oktoberfest em Blumenau ao longo de outubro, ainda que a edição deste ano tenha sido cancelada em função da pandemia do coronavírus. O mote da iniciativa é “tradição em superar desafios” e faz relação com a grande enchente de 1984, que atingiu praticamente toda a cidade.

    > Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

    — A tragédia de 1984 mostrou que Blumenau tem um poder de superação extraordinário — enfatizou o secretário Marcelo Greuel durante a apresentação.

    As ações incluem distribuição de kits decorativos a bares e restaurantes, como jogos americanos, bolachas de chope e trilhos de mesa, além de incentivar os estabelecimentos a adotarem cardápios com gastronomia típica germânica e a contratarem músicos. A realeza da festa e o Vovô e a Vovó Chopão também devem promover “blitzes” em alguns locais. As ruas XV de Novembro, Antônio da Veiga, Humberto Campos e Alberto Stein receberão bandeiras.

    Estabelecimentos como shoppings, supermercados e concessionárias de veículos também devem abraçar a causa - que é voltada a todo o comércio. A campanha incentiva ainda o consumo de produtos que tenham o Selo Blumenau, que identifica produtos feitos na cidade, incluindo trajes típicos. É uma forma de estimular o desenvolvimento econômico entre atividades que têm na Oktoberfest a principal fonte de renda no ano.

    A programação será encerrada no dia 25 de outubro, data que também finalizaria a edição deste ano, com uma cerimônia com show, não aberto ao público, da banda Velhas Camaradas e a procissão dos monges que devolvem o caneco oficial para a Bier Krug. Os envolvidos nas apresentações serão testados para o novo coronavírus.

    Greuel ressaltou que tudo será feito dentro dos protocolos sanitários. E que os estabelecimentos que participarem precisarão seguir as regras de segurança contra a Covid-19. As medidas se somam a outras já adotadas pela pasta, como a entrega de uma cartilha de orientações ao trade local com protocolos de saúde definidos pelo Ministério do Turismo, a testagem de funcionários e a instalação de câmeras térmicas na Vila Germânica, que medem a temperatura dos visitantes.

    A campanha será bancada por um trio de patrocinadores privados - Empório Vila Germânica, Olho Embutidos e Cerveja Blumenau. A prefeitura aguardava o aval da Justiça Eleitoral para anunciar as medidas, como a coluna destacou nesta quinta-feira.

    Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas