nsc
    santa

    ZICKE-ZACKE 

    Oktoberfest Blumenau 2020 é adiada para novembro; veja as datas

    Decisão sobre realização da festa só será tomada em agosto, segundo a prefeitura, e depende do cenário da pandemia do novo coronavírus

    29/05/2020 - 09h07 - Atualizada em: 29/05/2020 - 09h59

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Edição de 2019 levou 576 mil pessoas à Vila Germânica
    Edição de 2019 levou 576 mil pessoas à Vila Germânica
    (Foto: )

    Pela primeira vez na história, a Oktoberfest Blumenau não será em outubro. A prefeitura confirmou em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (29) o adiamento da 37 ª edição da festa que, em princípio, ocorrerá de 11 a 29 de novembro na Vila Germânica. A decisão, claro, foi motivada pela pandemia do novo coronavírus que expõe um cenário de incertezas para o turismo e lazer em 2020.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    O martelo quanto à realização da Oktober, porém, só será batido em agosto. O entendimento do município é de que não é possível garantir que a festa ocorrerá e nem mesmo cancelá-la, já que há incógnitas sobre o comportamento da crise da Covid-19 no Brasil e em Santa Catarina. Decidir com dois meses de antecedência, segundo o secretário de Turismo, Marcelo Greuel, é suficiente para toda a cadeia econômica que envolve a festa — bares, hotéis, cervejarias etc.

    A Oktoberfest pode ser cancelada? Pode. Pode ser mantida? Pode. Mas para isso teremos que ter dados, tal com fazemos em todas as decisões. Nossa decisão será tomada com segurança e até o fim de agosto.
    Relevância econômica para a cidade pesa na decisão da prefeitura.
    Relevância econômica para a cidade pesa na decisão da prefeitura.
    (Foto: )

    Durante a coletiva, o prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) destacou que a Oktoberfest Blumenau tem relevância econômica e social para a cidade. O chefe do Executivo chegou a dizer que cancelar o evento é a decisão mais “confortável”, mas que é preciso levar em conta os 6 mil empregos diretos e indiretos gerados pela festa e também os cerca de R$ 240 milhões movimentados na cidade.

    Leia também: Edição 2020 da Oktoberfest de Munique é cancelada por coronavírus

    Antes de confirmar as novas datas (11 a 29 de novembro), Hildebrandt ainda destacou que a Oktoberfest é autossustentável e que, ainda por cima, financia outros eventos em Blumenau — como o Magia de Natal, Rota de Lazer, Réveillon, Sommerfest, entre outros. Toda essa roda que gira em torno da Oktober foi levada em consideração na decisão de adiar a festa e, em princípio, mantê-la para 2020.

    Suspensão de contratos com bandas

    Há duas semanas, a prefeitura de Blumenau já havia anunciado a suspensão dos contratos com as bandas internacionais que viriam para a festa — como a VoxxClub, por exemplo. As conversas serão retomadas no próximo ano, conforme a assessoria do Parque Vila Germânica. Nenhum dos contratos havia sido firmado, o que facilitou a ação

    Veja o anúncio da prefeitura

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas