nsc
santa

CHEGOU A SUA VEZ?

Vacina da Covid em Blumenau: consulte agendamento

Moradores com 12 anos ou mais podem agendar horário e procurar a central de vacinação, na Vila Germânica, para receber primeira dose; confira restrições

09/06/2021 - 10h34 - Atualizada em: 17/09/2021 - 10h38

Compartilhe

Redação
Por Redação Santa
Orientação é que contemplados cheguem minutos antes do horário agendado ao setor 1 para receber a vacina em Blumenau
Orientação é que contemplados cheguem minutos antes do horário agendado ao setor 1 para receber a vacina em Blumenau
(Foto: )

O agendamento para tomar a vacina contra a Covid-19 em Blumenau é disponibilizado conforme a chegada de novas doses à cidade. O público contemplado deve marcar um horário pelo site da prefeitura ou pelo Alô Saúde, no telefone 156, opção 2. A aplicação ocorre no setor 1 da Vila Germânica, mas é preciso, obrigatoriamente, garantir uma vaga antes.   

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Quem pode agendar 

Pessoas de 12 a 13 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas ou lactantes podem agendar um horário a partir das 17h desta sexta-feira (17) pelo site da prefeitura ou pelo Alô Saúde, no telefone 156, opção 2, que terá atendimento enquanto houver disponibilidade de vagas ou até as 22h, caso a agenda não seja preenchida antes desse horário. O agendamento está aberto também para o grupo de pessoas acima dos 14 anos. São cerca de 3 mil doses disponíveis para aplicação no sábado, domingo e segunda-feira (dias 18, 19 e 20).

Pessoas menores de 14 anos somente serão vacinadas se forem dos grupos prioritários citados acima.

A vacinação dos adolescentes está condicionada à autorização pelos pais e/ou responsáveis legais. Para isso, o adolescente deve ir se vacinar acompanhado de um adulto responsável ou ter em mãos um termo de assentimento preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais (veja um modelo abaixo).

> Pedidos de atestados de pessoas com comorbidades para vacinação colocam SC em alerta para fraudes

> Site tira de contexto e-mails de Anthony Fauci sobre máscaras e origem do coronavírus

> Em site especial, saiba mais informações sobre a pandemia do coronavírus

Vacinação contra Covid-19 em Blumenau exige agendamento
Vacinação contra Covid-19 em Blumenau exige agendamento
(Foto: )

> Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Grupos e documentação necessária

Pessoas entre 12 e 13 anos: Documento de identificação com foto, declaração médica que comprove comorbidade e acompanhado dos pais ou responsáveis legais ou com autorização por escrita dos mesmos conforme modelo disponível aqui.

Pessoas entre 14 e 17 anos: Documento de identificação com foto, acompanhamento dos pais ou responsáveis legais ou autorização escrita conforme modelo disponível aqui.

Pessoas acima dos 18 anos: Documento de identificação com foto e carteira de vacinação, se tiver.

Aplicação da vacina

Para evitar aglomerações, a orientação é que as pessoas cheguem com até 10 minutos de antecedência no Parque Vila Germânica e levem acompanhantes apenas em caso de necessidade. Precisa levar documento de identificação com foto e da carteira de vacinação.

Caso o usuário chegue com mais de 10 minutos de antecedência, ele deverá aguardar o horário de vacinação. Serão tolerados atrasos de até 15 minutos.

> Por que vacinas da Covid-19 são jogadas no lixo?

Como chegar ao setor 1 da Vila

Os moradores podem acessar o Setor 1 entrando pela Rua Alberto Stein, utilizando o estacionamento dentro do Parque Vila Germânica. O espaço conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Segunda dose

Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

BBB da vacinação em Blumenau

A central de vacinação contra a Covid-19 em Blumenau, no Parque Vila Germânica, ganhou a instalação de câmeras de monitoramento. A entrega oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (28). Os contêineres onde as doses são aplicadas serão vigiados para trazer mais segurança e transparência à campanha de imunização, defende a prefeitura.

Efeitos colateiras das vacinas

Tanto no Brasil quantoem Blumenau são aplicadas vacinas da Astrazeneca, Pfizer, Janssen e Coronavac. Cada uma delas pode apresentar algumas reações e efeitos colaterais. Confira os sintomas: 

> Efeitos colaterais da AstraZeneca

> Efeitos colaterais da Pfizer

> Efeitos colaterais da Janssen

> Efeitos colaterais da Coronavac

Diferenças entre as vacinas

Confira as principais diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac.

Colunistas