A Celesc está fazendo mudanças na estrutura administrativa, com ajustes nas nomenclaturas e redistribuição de atribuições das diretorias. As alterações foram aprovadas em uma assembleia geral extraordinária realizada na segunda-feira (19). Em comunicado ao mercado, a empresa informou que as medidas têm como objetivo aperfeiçoar a organização interna e fortalecer a governança corporativa.
Continua depois da publicidade
São ao menos oito diretorias envolvidas. A então diretoria de Planejamento, Controles e Compliance passará a se chamar apenas diretoria de Planejamento. As atividades de controles internos, gestão estratégica de riscos e programas de compliance e privacidade foram realocadas para outras pastas.
Já a diretoria de Finanças e Relações com Investidores foi rebatizada para apenas diretoria financeira, incorporando atividades ligadas a novos negócios e projetos de investimentos. A então diretoria de gestão corporativa passa a ser diretoria administrativa, absorvendo atividades de comercialização de energia.
A diretoria comercial permanecerá com o mesmo nome, mas as atividades de geração distribuída e gestão de serviços foram realocadas para outras áreas. Já a diretoria de Distribuição passou a se chamar Diretoria de Engenharia e Obras, passando a concentrar funções de planejamento, engenharia e execução de obras do sistema elétrico e de telecomunicações, incorporando também as atividades de geração distribuída.
Já as atividades de operação, manutenção e serviços do sistema elétrico de distribuição foram realocadas para a nova diretoria de Operação e Serviços, antes diretoria de Geração, Transmissão e Novos Negócios. Essa pasta mantém a independência operacional das subsidiárias da Celesc e também unificará o processo de gestão de serviços vindos das diretorias comercial e de distribuição. As atividades relacionadas a novos negócios e projetos de investimento e comercialização de energia foram realocadas para outras diretorias.
Continua depois da publicidade
A nova diretoria de Regulação substituirá a antiga diretoria de Gestão de Energia e Regulação, absorvendo atividades de controles internos. Já a diretoria jurídica não muda de nome, mas passa a incorporar atribuições ligadas à gestão estratégica de riscos, programas de compliance e privacidade.

