nsc

publicidade

Pedro

Associativismo

Cervejarias do Vale se unem e criam associação

Compartilhe

Por Pedro Machado
21/05/2019 - 09h57
Grupo formalizado nesta segunda-feira reúne representantes de cervejarias e da Escola Superior de Cerveja e Malte (Foto: Divulgação)

Dez cervejarias do Vale, mais a Escola Superior de Cerveja e Malte, formalizaram nesta segunda-feira a criação de uma nova associação, sem fins lucrativos, que nasce para ajudar no desenvolvimento e na busca de soluções comuns para o setor na região.

Entre os produtores da bebida, participam a Alles Blau, Balbúrdia, Berghain, Blauer Berg, Blumenau, Container, Das Bier, Hersing, Schornstein e Wunder Bier. Todas elas ficam nas cidades de Blumenau, Gaspar, Indaial, Timbó ou Pomerode e produzem até três milhões de litros por ano – ambos critérios para integrar o grupo.

A associação vai se chamar Vale da Cerveja, mesmo nome do atrativo turístico já conhecido por aqui que prevê roteiros e visitas por cervejarias da região. A ideia dos fundadores, inclusive, é assumir a gestão do projeto, hoje a cargo do Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau, que continuaria como apoiador da iniciativa. Uma eventual transição de atribuições ainda será melhor estudada.

O objetivo maior, porém, é promover ações com ganhos para todos os envolvidos, principalmente financeiros. Eleito o primeiro presidente, o empresário Daniel Reginatto, diretor da Container, cita algumas possibilidades em análise. Entre elas, por exemplo, estão a realização de eventos, a compra coletiva de insumos e o compartilhamento de serviços de logística e escoamento dos produtos, medidas que ajudariam a reduzir custos das cervejarias.

O foco é na racionalização de questões que envolvem o cotidiano da gestão operacional das empresas, explica Reginatto. Pautas macro, como as que envolvem legislação, tributação e incentivos fiscais, além de outras questões institucionais, continuariam a cargo de associações representativas do segmento em âmbito estadual e federal.

Deixe seu comentário:

publicidade